Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pesquisa

Turismo depois dos 60: estudo mostra que idosos estão viajando cada vez mais

Redação Bonde com MTur
03 out 2016 às 10:55
- Divulgação/David Rego Jr.
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A população idosa no Brasil está crescendo. Segundo relatório do Banco Mundial, em 2050 a estimativa é que 65 milhões de brasileiros tenham mais de 60 anos. Além de viver mais, os brasileiros estão vivendo melhor, com mais qualidade de vida e querendo conhecer cada vez mais os destinos turísticos brasileiros. No último sábado (1) celebramos o dia do idoso, então o Ministério do Turismo apresenta um perfil sobre o viajante acima de 60 anos e acaba de lançar a cartilha Dicas para atender bem turistas idosos.

Segundo o estudo Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, nos próximos seis meses, 25,4% dos brasileiros na faixa etária acima de 60 anos pretendem viajar. Deste total, a maioria (59,9%) informou que deverá optar por destinos domésticos. Na hora de fazer turismo, os viajantes com mais de 60 anos têm optado por fazer o passeio acompanhados (84%) e apenas 15% disseram que deverão fazer a próxima viagem sozinhos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ainda de acordo com o levantamento da Pasta, o avião continua sendo o principal meio de locomoção (76,3%), seguido de automóvel (16,8%) e ônibus (6,2%). Hotéis e pousadas (64,8%) são os meios de hospedagem favoritos, seguido da casa de parentes e amigos (27%).

Leia mais:

Imagem de destaque
Rota dos vinhos

Governador sanciona leis para fomento do turismo rural

Imagem de destaque
Universo tecnológico

Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!

Imagem de destaque
Após ciclone

Arquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro

Imagem de destaque
Implementação

Emissão de vistos eletrônicos brasileiros começa em novembro


O ministro interino do Turismo, Alberto Alves, reforça para a importância de estar atento a este público. "É uma parcela importante da sociedade brasileira que quer viajar cada vez mais e precisa encontrar uma estrutura de turismo atenta às suas necessidades. Para isso, o Ministério do Turismo acaba de lançar um guia voltado para melhorar a qualidade dos produtos e serviços turísticos oferecidos aos viajantes com mais de 60 anos ", disse.

Publicidade



GUIA - Lançada na última quarta-feira (28) na 44ª edição da ABAV Expo Internacional de Turismo, em São Paulo, a cartilha Dicas para atender bem turistas idosos traz importantes dicas de como o setor turístico pode se adaptar as demandas deste perfil de viajante. A publicação feita em parceria com o Ministério da Justiça e Cidadania e o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso teve a impressão de 19 mil exemplares que serão encaminhados para as secretarias estaduais de Turismo.


De acordo com o guia, o tratamento oferecido pelos prestadores de serviço deve ser amável, respeitoso e compreensivo para que estes viajantes sintam-se confortáveis durante a experiência turística. Além disso, os profissionais também devem estar atentos às necessidades especiais de cada viajante para oferecer o auxílio adequado durante as atividades turísticas.


O desenvolvimento da infraestrutura necessária para atender os turistas idosos também é descrito na cartilha. A adequação dos meios de hospedagem, restaurantes e atrações turísticas para este público abrange a sinalização com cores fortes, a implantação de barras horizontais para apoio em banheiros e a instalação de rampas e elevadores como alternativas às escadas do local.

Para atingir a acessibilidade ideal nos empreendimentos turísticos a este público, a cartilha retrata os pisos antiderrapantes, as vagas reservadas nos estacionamentos, os assentos e filas preferenciais como recursos fundamentais. A descrição completa dos itens de acessibilidade que devem compor a infraestrutura dos empreendimentos turísticos está presente na NBR 9050/2015, desenvolvida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade