Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Águas do Tocantins

Conheça Taquaruçu, um local para quem busca harmonia e contato com a natureza

Ministério do Turismo
10 mar 2017 às 18:23
- Divulgação/Portal de Turismo Tocantins
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O distrito de Taquaruçu é um dos povoados mais antigos do Tocantins. A comunidade fica no lado oposto ao lago de Palmas, que banha a capital com suas praias, ilhas e muitas opções de esportes náuticos. Taquaruçu é um convite para quem busca harmonia e contato com a natureza em meio as belezas do cerrado. São mais de 80 cachoeiras, algumas já famosas pelas dimensões de suas quedas d`água.


Antigo ponto de parada de tropeiros, remete à tranquilidade das pequenas cidades, atraindo moradores de fins de semana e turistas para as casas de campo e pousadas. O refúgio dos moradores de Palmas, também oferece momentos de adrenalina aos visitantes. Além das 82 cachoeiras catalogadas, paredões, grutas, córregos e mirantes possibilitam aos turistas a prática de atividades radicais como rapel, tirolesa e trilhas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As cachoeiras são os principais atrativos, entre elas, a Roncadeira com 70 metros de altura. A queda forma um pequeno lago de água fria e banho revigorante. Até o local, o turista percorre uma trilha, na mata, de 1,5 quilômetro. O visitante pode ainda aventurar-se e fazer rapel.

Leia mais:

Imagem de destaque
Primevera chegou!

Conheça quais são as cidades brasileiras que são excelentes destinos durante a primavera

Imagem de destaque
Semana comemorativa

Saiba quais são os principais teatros brasileiros; conheça!

Imagem de destaque
Vida nas estradas

Mochilar pelo Brasil: confira dicas preciosas e se jogue na estrada

Imagem de destaque
Formosa

Berço das águas e ecoturismo no entorno de Brasília; conheça!


Também se destaca entre os visitantes a cachoeira Escorrega Macaco que, juntamente com a Roncadeira recebe cerca de 400 visitantes por dia em alta temporada. Ambas ficam em Área de Proteção Ambiental e tem a visita controlada. A cachoeira do Evilson é outra muito procurada pela beleza da cascata.

Publicidade


Divulgação/Portal de Turismo Tocantins
Divulgação/Portal de Turismo Tocantins


Além das cachoeiras, o turista ainda pode apreciar a Corredeira do Rio São João e o Balneário Natureza que fazem parte do roteiro de Taquaruçu. Já a Pedra do Pedro Paulo lembra um altar no topo da Serra de Taquaruçu, a 600 metros de altitude. O mirante oferece uma visão panorâmica do povoado. A subida exige preparo físico e dura cerca de meia hora.


Outro atrativo é a Tirolesa Voo do Pontal. É só prender o fôlego e descer 1.300 metros de extensão, a uma altitude de 380 metros. Haja adrenalina!


Gastronomia

Divulgação/Portal de Turismo Tocantins
Divulgação/Portal de Turismo Tocantins

Há 10 anos, o Festival Gastronômico de Taquaruçu tem sido um dos principais eventos de Palmas, realizado sempre no mês de setembro. Na última edição, mais de 60 pratos da cozinha local e nacional disputaram o título de melhor comida produzida no Tocantins em três modalidades: pratos salgados, doces e comidinhas.

Aos ingredientes da cozinha juntam-se outros aspectos que fazem a economia do turismo girar na comunidade como a música, o artesanato e a cultura local. São cinco dias de atividades. O povoado de 4 mil habitantes chega a receber até 40 mil pessoas por noite de festa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade