Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ciclo do ouro

Natividade: o berço histórico do Tocantins

Ministério do Turismo
16 mar 2017 às 17:47
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos - Prefeitura de Natividade
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O município de Natividade remonta às origens do Tocantins, ao ciclo do ouro, quando os bandeirantes enfrentaram a resistência dos índios Xavantes e ocuparam a região Norte de Goiás, entre 1724 e 1734, dando origem ao primeiro povoamento do estado.

As relações entre colonizadores, escravos, mineiros, sertanistas, missionários e criadores de gado resultaram no sítio histórico reconhecido pelo IPHAN como Patrimônio Nacional. O casario com cerca de 250 prédios coloniais e igrejas preservadas, entre ruas estreitas e muros de pedra construídos por escravos, guardam a memória do Tocantins.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entre as igrejas destacam-se a de São Benedito e a Matriz de Nossa Senhora da Natividade, de 1759. No altar, os nativitanos veneram a imagem da padroeira do Tocantins que chegou ao estado pelo rio Tocantins e foi levada pelos escravos até o Arraial.

Leia mais:

Imagem de destaque
Primevera chegou!

Conheça quais são as cidades brasileiras que são excelentes destinos durante a primavera

Imagem de destaque
Semana comemorativa

Saiba quais são os principais teatros brasileiros; conheça!

Imagem de destaque
Vida nas estradas

Mochilar pelo Brasil: confira dicas preciosas e se jogue na estrada

Imagem de destaque
Formosa

Berço das águas e ecoturismo no entorno de Brasília; conheça!


Os negros também ergueram a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída em pedra canga. A obra, até hoje inacabada, foi iniciada no século XVIII e paralisada por volta de 1817. As ruínas de natividade são uma das referências da raça negra no coração do Brasil.

Publicidade


As tradições dos povos quilombolas também estão presentes no folclore e festas religiosas, entre elas, a do Divino Espírito Santo. Já o Centro Bom Jesus de Nazaré (Sítio da Jacuba) destaca-se pelas construções feitas com pedras. São figuras que representam humanos, magos, pássaros gigantes, formas estelares e geométricas. O local é considerado místico pelos moradores da região e visitantes. As obras são feitas a partir das "visões" de Dona Romana, moradora local.


Ouro

Publicidade


A cidade que hoje tem 10 mil habitantes, chegou a ter 40 mil escravos no ciclo do ouro. O metal precioso era escoado em lombos de burros que transportavam as "bruacas de ouro" em caravanas até Salvador (BA). Ainda hoje, Natividade tem minas de ouro em atividade e se destaca pela produção de joias artesanais.


Os artífices locais mantêm a técnica da ouriversaria em filigrana (fios de ouro) herdada dos portugueses. Outra joia de Natividade é o amor-perfeito, biscoito fino assado em forno a lenha, bastante apreciado pelos turistas, além dos doces e licores caseiros de frutas do cerrado. O artesanato é feito, principalmente, da fibra do buriti e barro.

Publicidade


Prefeitura de Natividade
Prefeitura de Natividade


Natividade também atrai turistas em busca de natureza e aventura. O ecoturismo é propiciado por trilhas, rios e cachoeiras. No Paraíso das Águas, os visitantes têm opções de banho nas cachoeiras do Purgatório, do Amor e Paraíso. Nessa última, a água some em um poço e reaparece numa cascata que se forma no cânion.


Já a caminhada pela trilha de 6 km até o alto da Serra de Trindade, leva o visitante às ruínas da povoação original, conhecida como Arraial de São Luiz, além da contemplação da natureza rica em diversidade da fauna e flora.

Publicidade


Prefeitura de Natividade
Prefeitura de Natividade - Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos


Curiosidade


O ciclo do ouro em Goiás teve destaque nas cidades de Goiás, antiga capital do estado e Patrimônio da Humanidade da UNESCO, Pirenópolis e Natividade (TO). No início do século XIX, entre 1809 e 1823, Natividade, São João da Palma - hoje Paranã -, Cavalcante e Arraias dividiram a sede administrativa do Norte goiano, quando o estado foi dividido em duas comarcas e ocorreram as primeiras tentativas de autonomia do Tocantins.

O nome da capital do estado, Palmas, é uma homenagem a esse movimento separatista consolidado somente em 1988. Por isso, Natividade é considerada a "Mãe do Tocantins". Um lugar onde os homens fixaram raízes há quase 300 anos e começaram a formatar um estado e a escrever a história do Tocantins.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade