Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Semana comemorativa

Saiba quais são os principais teatros brasileiros; conheça!

Ministério do Turismo
21 set 2017 às 17:21
- Reprodução/MTur
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O teatro é arte em múltiplos aspectos e compõe a identidade cultural de um povo. Ele é palco de atrações da dramaturgia, shows, orquestras, danças e folclore.

Foi na Grécia antiga que o teatro tomou a forma como é conhecido atualmente. Durante o século XVI no Brasil, ele foi utilizado pelos padres jesuítas para catequizar os índios. Mas ficou conhecido como entretenimento por meio da vinda da família real portuguesa ao Brasil, em 1808, que trazia apresentações de companhias estrangeiras.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na última terça-feira (19) foi comemorado o Dia Nacional do Teatro e o Teatro Acessível, por isso, a Agência de Notícias do Turismo fez uma seleção com alguns dos maiores palcos espalhados pelo Brasil. Confira abaixo a lista!

Leia mais:

Imagem de destaque
Primevera chegou!

Conheça quais são as cidades brasileiras que são excelentes destinos durante a primavera

Imagem de destaque
Vida nas estradas

Mochilar pelo Brasil: confira dicas preciosas e se jogue na estrada

Imagem de destaque
Formosa

Berço das águas e ecoturismo no entorno de Brasília; conheça!

Imagem de destaque
Após restauração

Egito reabre museu dedicado ao general nazista Erwin Rommel


Theatro Municipal de São Paulo (SP)

Publicidade



Com mais de 100 anos de existência, o teatro já foi palco (literalmente) de um dos principais eventos da história das artes no Brasil, a semana de arte moderna de 1922, que reuniu artistas renomados do movimento artístico. Da fachada às cadeiras da plateia, a beleza do teatro encanta os visitantes, tem capacidade para 1,4 mil espectadores. Além da casa de espetáculos, o turista tem acesso à Praça das Artes, um complexo cultural dedicado à música, dança, teatro e exposições.


Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ)

Publicidade
Reprodução/MTur
Reprodução/MTur


Mais de 2,2 mil pessoas podem conferir as atrações do Theatro Municipal. Ele é uma das mais importantes casas de espetáculos da América do Sul e foi inaugurado em 1909. O local recebe artistas nacionais e internacionais da dança, música e ópera. Quer estudar arte? Então aproveite! O Theatro ainda conta com uma escola de dança e academia de ópera.


Theatro da Paz - Belém (PA)

Publicidade
Reprodução/MTur
Reprodução/MTur


Fundado em 1878, durante o Ciclo da Borracha, o Theatro da Paz, inspirado em um teatro italiano, foi criado para satisfazer os desejos da sociedade da época por espetáculos do gênero lírico. Com capacidade para 1,1 mil pessoas, o espaço foi a primeira casa de espetáculos construída na Amazônia e abriga obras de arte e elementos decorativos revestidos com folhas de ouro.


Theatro José de Alencar - Fortaleza (CE)

Publicidade
Reprodução/MTur
Reprodução/MTur


Chamar de teatro-monumento é a melhor forma de definir a casa de espetáculos construída no Ceará. Além da fachada ser feita de ferro, o teatro ainda tem um jardim, que fica ao lado do prédio, e foi projetado pelo paisagista Burle Marx. São mais de 50 plantas dos cinco continentes e, para completar a beleza do local, o palco do jardim é a céu aberto.


Teatro Amazonas - Manaus (AM)

Publicidade
Reprodução/MTur
Reprodução/MTur


O palco em Manaus também foi concebido durante o Ciclo da Borracha, em 1896. Óperas, operetas, musicais, peças de teatro, shows de cantores líricos e populares, festivais, grupos de dança, bandas de música, corais e orquestras já assaram pelo espaço. São tantas funções que o teatro se tornou um patrimônio cultural e museu.


Teatro Ópera de Arame - Curitiba (PR)

Reprodução/MTur
Reprodução/MTur

Moderno como Curitiba, o teatro foi construído em apenas 75 dias, na cratera de uma pedreira desativada, e inaugurado em 1992. O local é feito com vidro e tubos de aço e tem como atrativos um lago e cascata d’água. O Ópera de Arame já abrigou apresentações de grandes artistas como Tom Jobim, Chico Buarque e Moraes Moreira.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade