Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Terra da garoa

Doze roteiros arquitetônicos para conhecer a história de São Paulo; conheça!

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
19 jan 2017 às 18:55
- Divulgação/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Prestes a comemorar 463 anos, São Paulo é uma cidade antiga e, ao mesmo tempo, moderna. Local onde velhos e novos estilos se encontram. São vários os passeios para explorar as histórias que existem por trás das ruas e avenidas da "terra da garoa".

Para quem não quer gastar muito, mas quer aproveitar os encantos da maior cidade do continente sul-americano, uma dica é visitar as importantes construções arquitetônicas que compõem o cenário de São Paulo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Antônio Soukef Júnior, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do FIAM-FAAM Centro Universitário, São Paulo guarda muitos vestígios de edificações ecléticas, que misturam tendências do passado de forma livre e que compartilham espaço com estilos mais recentes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Projetos cheios de charme

Arquiteto prepara guia para pergolados e gazebos dos sonhos

Imagem de destaque
Confira!

Sete aplicativos gratuitos que todo viajante precisa ter

Imagem de destaque
Atenção, viajante!

Vai viajar? Saiba as regras de cada companhia aérea para as bagagens

Imagem de destaque
De volta à rotina

Especialista dá dicas para ter uma viagem com muitas recordações e poucas dívidas


"Como a cidade foi construída e reconstruída diversas vezes a partir do final do século XIX, temos uma mistura de gêneros em diversos pontos, mostrando que, ao longo de sua história, predominou o ideal de que o novo é sempre melhor", afirma o especialista.

Publicidade


O professor conta ainda que, apesar de muitas obras importantes se concentrarem nas regiões mais centrais, há diversas construções que podem ser prestigiadas em todos os cantos da cidade. "Bairros como o Butantã, Jabaquara e Campo Limpo abrigam edificações importantes, que ajudam a reconstruir a evolução arquitetônica de São Paulo. Não é preciso ir ao centro para conferir algo diferente".


Os estilos arquitetônicos de São Paulo

Publicidade


De acordo com o professor, é possível encontrar em São Paulo construções que datam da década de 1600, ainda da época colonial. Alguns exemplos são a Casa do Sítio do Capão, na Vila Formosa e a Casa do Bandeirante, no bairro do Butantã.


Entre o final do século XIX e meados da década de 1920, encontramos edificações ecléticas, que misturam tendências do passado de forma livre. Como exemplo deste movimento temos a Casa das Rosas, no Paraíso, o Theatro Municipal, a atual sede do Centro Cultural do Banco do Brasil e a Estação Júlio Prestes, no Centro.

Publicidade


Entre os anos 1930 e 1940, predominou o estilo "art déco", principalmente nos primeiros arranha-céus construídos na região central. Esse estilo caracterizava-se por geometrizar as formas para dar a ideia de movimento. Destaque para o Edifício Saldanha Marinho e a antiga loja Mappin, ambos no Centro.


A partir dos anos 1950, popularizam-se as construções modernas, com forte uso do concreto e ausência de decoração nas fachadas, como o Conjunto Nacional e o MASP, ambos na Avenida Paulista.

Publicidade


A arquitetura contemporânea mescla o uso de tecnologia avançada, com preocupações de sustentabilidade e o uso de materiais arrojados. Diversas construções nas avenidas Juscelino Kubistchek e Luís Carlos Berrini se enquadram neste conceito.


Conheça outros roteiros para visitar:

Publicidade


Se a ideia é explorar a cidade e conhecer obras de arquitetos famosos, confira dicas de lugares para visitar:


- Oca e Auditório Ibirapuera, no Parque do Ibirapuera: estilo de arquitetura moderna, projetados pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

Publicidade


- Edifício Prudência, em Higienópolis: estilo de arquitetura moderna, idealizado por Rino Levi com colaboração de Roberto Cerqueira César.


- Palacete de Antônio Álvares Penteado, em Higienópolis: estilo de arquitetura art nouveau, realizado por Carlos Ekman.


- Hotel Unique, no Itaim, e Centro Tomie Ohtake, em Pinheiros: estilo de arquitetura contemporânea. Ambos realizados pelo arquiteto Ruy Ohtake, filho da artista plástica Tomie Ohtake.

- Edifício Stadium, em Alphaville: estilo de arquitetura contemporânea, desenvolvido pelos arquitetos Jorge Königsberger e Gianfranco Vannucchi.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade