Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pé na estrada!

Especialista dá dicas para vencer o medo e a ansiedade ao desbravar o mundo desacompanhado

Redação Bonde com Assessoria
24 mai 2017 às 18:05
- Divulgação/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Deixar de viajar por falta de companhia não é mais uma desculpa! Além de proporcionar experiências incríveis, conhecer outras cidades e países sozinho desenvolve a confiança, autoconhecimento e a independência.

Para Marcia Ximenes, diretora administrativa de uma microfranquia de turismo do Brasil, é cada dia mais comum pessoas, principalmente jovens até 30 anos, se aventurarem em viagens, tipo "mochilão", por vários destinos internacionais e nacionais. "Mas para que a experiência seja enriquecedora, o planejamento é fundamental, começando pela estruturação de um checklist com destino, datas prováveis do embarque e desembarque, quantidade de dias que pretende se ausentar, documentação, tipo de hospedagem, passeio e o principal, investimento".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Marcia Ximenes reuniu dez dicas para sair da zona de conforto, cair na estrada e viver uma aventura independente. Confira:

Leia mais:

Imagem de destaque
Projetos cheios de charme

Arquiteto prepara guia para pergolados e gazebos dos sonhos

Imagem de destaque
Confira!

Sete aplicativos gratuitos que todo viajante precisa ter

Imagem de destaque
Atenção, viajante!

Vai viajar? Saiba as regras de cada companhia aérea para as bagagens

Imagem de destaque
De volta à rotina

Especialista dá dicas para ter uma viagem com muitas recordações e poucas dívidas


1) Destino x personalidade: esse é o momento de escolher o que prefere: praia, campo ou cidade? Aventuras radicais ou museus? Longos dias de passeio ou de descanso? Definir o destino que se identifique é essencial e o primeiro passo para que a viagem seja um sucesso;

Publicidade


2) Planejamento: após determinada a cidade, é importante estabelecer qual o valor que pretende investir e, em seguida, iniciar os orçamentos de voos, hospedagem, passeios, média diária de alimentação e os documentos necessários;


3) Roteiros: listar o que fará diariamente pode ajudar a passar os dias sem se sentir sozinho. E o importante: não deixe para conhecer pontos turísticos nos últimos dias de estadia. Assim, o viajante não ficará muito cansado e evitará que a correria impeça de aproveitar os lugares. Alterne um roteiro com um dia mais tranquilo;

Publicidade


4) Hospedagem: é preciso atenção na localização de onde ficará hospedado. Pesquise sobre as opções de hotéis, pousadas e hostels. Veja se a cidade tem uma boa estrutura de hospedaria e se as opções estão próximas aos centros comerciais e possui transporte público acessível, assim, evitará gastos desnecessários com deslocamento e poderá fazer percursos a pé, aproveitando mais para conhecer a região. Atente, também, pela relação de restaurantes ao redor do hotel.


5) Não exagere na mala de viagem: a bagagem pode ser uma aliada ou inimiga. Por isso, evite malas muito pesadas para não atrapalhar a sua locomoção. Afinal, você estará sozinho e não terá ajuda de ninguém para carregar tantas bolsas e peso. Leve o essencial e, antes de compor os looks, pesquise como estará o clima na região.

Publicidade


6) Converse com pessoas locais: durante a viagem, interaja com os atendentes de hotel e restaurantes, além de taxistas. Nestes bate-papo, é possível obter dicas de passeios que são interessantes e não fazem parte de roteiros turísticos, além de saber os locais mais perigosos da região e evitá-los.



7) Dê notícias: com regularidades, fale por meio das redes sociais ou ligações com familiares e amigos que continuam aqui e ficam preocupados com longos períodos sem contato, além de encurtar as distâncias e matar as saudades das pessoas queridas.

Publicidade


8) Companheiros: coloque na mala livros e revistas para ocupar o tempo em dias mais tranquilos, além de montar uma playlist com as suas melhores músicas. Este tipo de entretenimento espanta a solidão.


9) Dinheiro: não ande com muitos valores em espécie nos bolsos para evitar roubos. Tenha uma quantia até R$ 100 dólares ou reais em notas pequenas. Opte por cartão de crédito (pós ou pré-pago) que além de ser mais seguro, ainda permite o controle dos gastos;

10) Documentação: a todo o momento, tenha sempre em seu bolso a sua identidade (RG), caso esteja no Brasil, ou o passaporte, para outros países.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade