Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Unidade de conservação federal

Parque Nacional das Emas guarda belezas do Cerrado; confira!

Redação Bonde com Assessoria
27 jan 2017 às 18:01
- Divulgação/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Criado em 1961 pelo presidente Juscelino Kubitschek, o Parque Nacional das Emas protege 132 mil hectares de Cerrado e abriga uma riquíssima biodiversidade, sendo declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco no ano de 2001. Unidade de conservação (UC) federal administrada pelo ICMBio em Goiás, o parque foi reaberto à visitação pública nesta quarta-feira (25).

"O parque nacional das emas é uma unidade de conservação de extrema importância para o bioma cerrado, pois protege e conserva a natureza naquela região. Espero que a sociedade utilize o parque para entrar em contato com paisagens belas e muitos outros atrativos, além de compreender a importância e a necessidade de se manter as unidades de conservação neste ou em qualquer outro bioma", disse Ricardo Soavinski, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão que administra o parque.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com o território distribuído entre os municípios goianos de Mineiros e Chapadão do Céu, a UC alcança ainda a cidade de Costa Rica, no Mato Grosso Sul. É uma das poucas unidades que apresentam as diversas formas de Cerrado no seu interior, como campos limpos, campos sujos, veredas e matas ciliares.

Leia mais:

Imagem de destaque
Projetos cheios de charme

Arquiteto prepara guia para pergolados e gazebos dos sonhos

Imagem de destaque
Confira!

Sete aplicativos gratuitos que todo viajante precisa ter

Imagem de destaque
Atenção, viajante!

Vai viajar? Saiba as regras de cada companhia aérea para as bagagens

Imagem de destaque
De volta à rotina

Especialista dá dicas para ter uma viagem com muitas recordações e poucas dívidas



Além da paisagem característica, outro atrativo é a observação de animais típicos do bioma, muitos deles ameaçados de extinção: o tamanduá-bandeira, o gato-do-mato, a águia-cinzenta e o lobo-guará são alguns exemplos. Durante o passeio, é possível descer do carro e caminhar para observar os bichos de grande ou pequeno porte, os cupinzeiros espalhados por todo o parque, bem como inúmeras espécies de flores.


Uma peculiaridade do Parque Nacional das Emas é a bioluminescência dos cupinzeiros, fenômeno único que ocorre no fim do período de seca (junho a setembro). A bioluminescência acontece quando vagalumes depositam seus ovos nos buracos dos cupinzeiros e, mesmo em estado de larva, já emitem luz durante a noite, criando um cenário de rara beleza.

Para saber mais sobre atrativos e visitação no Parque Nacional das Emas clique aqui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade