Pesquisar

Canais

Serviços

Meirelles (D) com elenco do filme, 'Blindness', (E-D) mexicano Gael Garcia Bernal, a japonesa Yoshino Kimura e a americana Julianne Moore - AFP /Anne-Christine Poujoulat
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Em evidência

Fernando Meirelles abre Festival de Cannes com Blindness

France Presse
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

O diretor brasileiro Fernando Meirelles abriu nesta quarta-feira (14) o Festival de Cannes com o filme "Blindness" ("Ensaio sobre a Cegueira"), adaptação da obra do mesmo nome do prêmio Nobel José Saramago.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

"Metáfora de todos os males do século XX", nas palavras do próprio Meirelles, "Blindness" conta a história de uma grande cidade não definida em que ocorre uma estranha epidemia de cegueira.

Continua depois da publicidade


Entrevista


Em uma coletiva de imprensa após a primeira exibição do filme, o diretor brasileiro afirmou que "Blindness" é uma "metáfora de todos os males do século XX" e citou "a fragilidade de nossa civilização".

Continua depois da publicidade


"O romance de Saramago pode ser compreendido em vários níveis, político, psicológico e filosófico, disse, assinalando que Saramago não quis fazer alusão a uma sociedade ou regime político preciso, e sim "uma alegoria, uma metáfora que se aplica a todas as sociedades".


Uma produção Brasil-Canadá-Japão, "Blindness" apresenta a brasileira Alice Braga, os americanos Julianne Moore, Mark Ruffalo e Dany Glover, o mexicano Gael Garcia Bernal e os japoneses Yusuke Iseya e Yoshino Kimura.


O diretor brasileiro foi o convidado de honra da festa de abertura do Festival na noite desta quarta-feira.


A grande ausência do dia é de José Saramago. O escritor português, de 86 anos, não pôde viajar a Cannes por motivos de saúde.

Fernando Meirelles, que já apresentou na mostra oficial de Cannes, apesar de fora da competição, "Cidade de Deus" (2002), é diretor ainda de "Menino Maluquinho 2" (1996), "Domésticas" (2001) e "O Jardineiro Fiel" (2005).


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade