Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Exposição

Após polêmica, galeria retira foto de Brooke Shields nua

BBC Brasil
01 out 2009 às 09:58

Compartilhar notícia

- BBC Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A galeria de arte Tate Modern, de Londres, retirou de uma exposição sobre arte pop uma foto da atriz Brooke Shields nua aos dez anos de idade que estava provocando polêmica.

A obra do artista Richard Prince foi feita em 1983 a partir de uma imagem capturada pelo fotógrafo Gary Gross, e mostra a atriz de Lagoa Azul nua, enquadrada do joelho para cima, usando maquiagem carregada e olhando diretamente para a câmera.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A polícia metropolitana de Londres aconselhou a galeria na decisão de não incluir a foto na mostra Pop Life: Art in a Material World (Vida Pop: Arte em um Mundo Material), que será inaugurada nesta quinta-feira.

Leia mais:

Imagem de destaque
Polêmica

Reese Witherspoon fala sobre relacionamento abusivo sofrido quando era mais jovem

Imagem de destaque
Em São Paulo

Ator Dado Dolabella é preso por não pagar pensão alimentícia

Imagem de destaque
Violência doméstica

Naya Rivera, da série 'Glee', é presa por agredir o marido

Imagem de destaque
Na Amazônia

Anitta contratou xamã para evitar mau tempo durante clipe


Um dia antes da abertura da exposição, organizações de combate à pedofilia expressaram sua oposição à exibição da foto.

Publicidade


"(A provocação) chega no limite da pornografia. Certamente não é arte", disse ao jornal Daily Telegraph Michaele Elliott, fundadora da uma das organizações, Kidscape.


Inicialmente a Tate Modern havia decidido colocar a foto em uma sala separada com um aviso.

Publicidade


Arte e mercado


A polêmica ajudou a dar publicidade à sua exposição, divulgada como uma "releitura de alguns dos maiores legados da arte pop".

Publicidade


"A exposição olha para as diferentes maneiras como artistas desde os anos 1980 se relacionaram com a mídia de massa e cultivaram personalidades artísticas, criando suas próprias 'assinaturas'", explica o material da galeria.


Partindo da famosa declaração de Andy Wharhol de que "um bom negócio é a melhor arte", a mostra reflete sobre como os artistas "se infiltraram na máquina publicitária e no mercado como uma estratégia deliberada".

Publicidade


"Armando-se do poder do sistema de celebridades e expandindo seu alcance para além do mundo artístico, em um contexto comercial mais amplo, estes artistas exploram canais que atraem o público dentro e fora da galeria."


Entre outras atrações da exposição está o impresso Made in Heaven, que o artista Jeff Koons apresentou na Bienal de Viena de 1990 para imortalizar sua união com a ex-atriz pornô e ex-deputada italiana Cicciolina.

A mostra inclui ainda trabalhos renomados e alguns novos de Damien Hirst, Martin Kippenberger e Takashi Murakami. Ela ficará em cartaz na Tate Modern, na margem sul do rio Tamisa, até 17 de janeiro de 2010.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo