Os Estados Unidos pediram formalmente nesta sexta-feira às autoridades suíças a extradição do diretor de cinema Roman Polanski.
Polanski, de 76 anos, foi preso no mês passado quando participava de um festival de cinema em Zurique, onde receberia um prêmio.
Ele é considerado foragido da Justiça nos Estados Unidos, de onde fugiu em 1978 após ser condenado por manter relações sexuais com uma adolescente de 13 anos.
Leia mais:
Reese Witherspoon fala sobre relacionamento abusivo sofrido quando era mais jovem
Ator Dado Dolabella é preso por não pagar pensão alimentícia
Naya Rivera, da série 'Glee', é presa por agredir o marido
Anitta contratou xamã para evitar mau tempo durante clipe
Desde então ele havia se radicado na França e não retornou mais aos Estados Unidos.
Nascido na Polônia, Polanski também tem cidadania francesa.
Apelo
O diretor recentemente teve negado na Suíça um apelo por sua libertação sob fiança.
Em um comunicado, o Ministério da Justiça da Suíça disse que se o pedido dos Estados Unidos por sua extradição for aprovado, Polanski poderá apelar novamente da decisão.
"A Embaixada dos Estados Unidos em Berna submeteu o pedido formal de extradição... dentro de um prazo estipulado de 40 dias, de acordo com o tratado bilateral de extradição", disse o comunicado.
No início da semana, as autoridades suíças defenderam sua decisão de informar aos Estados Unidos que Polanski viajaria a Zurique. A informação levou à prisão de Polanski.
As autoridades suíças disseram que se sentiram obrigadas a deter Polanski após descobrir que a ordem de prisão contra o diretor ainda estava válida.