Uma exposição sobre arte pop que tem como destaque uma foto da atriz Brooke Shields nua aos dez anos de idade está causando polêmica antes mesmo de ser aberta na galeria Tate Modern, em Londres.
A obra do artista Richard Prince foi feita em 1983 a partir de uma imagem capturada pelo fotógrafo, Gary Gross, e mostra a atriz de Lagoa Azul nua, enquadrada do joelho para cima, usando maquiagem carregada e olhando diretamente para a câmera.
A própria galeria admite ter procurado aconselhamento legal antes de decidir exibi-la em uma sala separada, identificada por uma placa que avisa ao leitor se tratar de uma imagem "challenging" – ou desafiadora, literalmente.
Leia mais:
Reese Witherspoon fala sobre relacionamento abusivo sofrido quando era mais jovem
Ator Dado Dolabella é preso por não pagar pensão alimentícia
Naya Rivera, da série 'Glee', é presa por agredir o marido
Anitta contratou xamã para evitar mau tempo durante clipe
Nesta quarta-feira, um dia antes da abertura da exposição, Pop Life: Art in a Material World (Vida Pop: Arte em um Mundo Material, em tradução livre), organizações de combate à pedofilia expressaram sua oposição à exibição da foto.
"(A provocação) chega no limite da pornografia. Certamente não é arte", disse ao jornal Daily Telegraph Michaele Elliott, fundadora da uma das organizações, Kidscape.
Em uma nota, a galeria Tate Modern galeria justifica a exibição do trabalho, afirmando que a fotografia "retrata criticamente o poder da imagem fotográfica em nossa sociedade, especialmente a representação dos gêneros na mídia de massa", e já foi "publicamente exibida em inúmeras ocasiões".
"Como com qualquer outra obra de arte que contenha imagens desafiadoras, a Tate procurou aconselhamento legal e avaliou a situação. A galeria tomou medidas para informar aos visitantes da natureza do trabalho, provendo informações destacando as intenções do artista."