19/06/21
PUBLICIDADE
Quem deve arcar?

Advogada londrinense comenta furtos de veículos em estacionamentos comerciais

Pixabay
Pixabay


Lojas que oferecem estacionamento se diferenciam na conquista de clientes. E, da mesma forma que colhem os bônus disso, também precisam assumir responsabilidades em relação ao consumidor. Entre elas, a contrapartida de oferecer vigilância e segurança.

É por isso que, de acordo com a advogada Larissa Nishimura, membro da Comissão de Direitos do Consumidor da OAB-Londrina e integrante do Escritório Batistute Advogados, supermercados, shoppings e outros precisam arcar com situações de furto, subtração e danos ao veículo.

"Se existe uma relação de consumo entre o consumidor e a empresa na qual ele estaciona o veículo para consumir, então aplica-se as regras do Código de Defesa do Consumidor”, explica Larissa. Nesse caso, se o serviço foi prestado de maneira falha e houve falhas na vigilância e segurança, então o fornecedor assume os danos causados, mesmo que não tenha sido culpado por eles. "Inclusive quando existem placas indicando que o estabelecimento não é responsável por danos causados ao veículo. Esse é o entendimento de muitos tribunais pelo Brasil”, ressalta a advogada.

Tudo isso vale para casos de furto de automóveis, de bens contidos neles e até de estragos provocados por terceiros. E a gratuidade do estacionamento, muitas vezes utilizada para eximir-se da responsabilidade, não isenta o local de ter de assumir os danos. "Afinal, no sistema capitalista em que vivemos, os estabelecimentos cobram de forma indireta pelo valor do estacionamento embutindo no preço dos produtos”, frisa Nishimura. O mesmo vale para a falta de controle na cancela, na entrada e saída dos clientes.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
Continue lendo
O porquê de não ter retomado

General Motors justifica parada na produção do Ônix

19 JUN 2021 às 10h50
Utilitário esportivo

Renault inicia fabricação do Captur com motor 1.3 turbo

18 JUN 2021 às 05h00
Picape

Ford lança Maverick, mas modelo não é o mesmo que clássico dos anos 70

17 JUN 2021 às 09h00
Alta nos custos

Preço de veículos deve subir com alta da energia

16 JUN 2021 às 14h27
Proteja sua pintura

Conheça novas tecnologias de envelopamento em motocicletas

15 JUN 2021 às 12h07
Tela multimídia opcional

Fiat promove mudanças no interior da picape Toro

09 JUN 2021 às 11h52
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados