Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Reformulação

Apresentado na manhã desta quinta, Fiat Toro agora é turbo e ganha um novo visual

Fernando Pedroso/Folhapress
22 abr 2021 às 10:58
- Divulgação/Fiat
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Fiat apresentou, na manhã desta quinta-feira (22), a primeira grande reformulação da Fiat Toro desde seu lançamento em 2015. As mudanças trazem retoques no visual externo, interior mais tecnológico e um novo motor, que talvez é a maior novidade.


Externamente, nas versões mais baratas, somente os mais atentos vão perceber as mudanças. A picape mantém o filete de LED abaixo do capô e o farol mais baixo –com lâmpadas de LED– ao lado da grade, que recebeu frisos cromados. As versões mais caras, Ultra e Ranch, trazem uma grade maior no estilo Ram, marca especializada em picapes do grupo Stellantis, o mesmo da Fiat.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O capô ganhou o que a Fiat chama de 'músculos', mas são vincos mais pronunciados. A grade troca o logotipo da marca pelo nome em letras maiores, como já aconteceu com outros modelos. Na traseira nada muda.

Leia mais:

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa

Imagem de destaque
Licitação aberta

Governo Lula vai gastar R$ 769 mil em novo heliponto para Planalto e prevê receber carro voador


Por dentro, quem entrar nas versões completas vai se assustar com a central multimídia, que agora é um tablet horizontal no meio do console central. Ele concentra informações de ar-condicionado, computador de bordo, GPS, rádio e demais funções. A tela é de 10,1". As opções mais simples têm a tela tradicional de 8,4" que estreou na Strada.

Publicidade


A falta de porta-objetos foi corrigida. Agora, abaixo do console, ao invés de um porta-copos, a picape ganha uma bandeja que carrega o celular por indução em aparelhos compatíveis.


O modelo ganha o sistema Connect Me, que leva alguns comandos e informações do carro para um aplicativo de celular, como ver o nível de combustível, chamar assistência mecânica, limitar a velocidade e localizar o veículo em caso de subtração, entre outras funções.

Publicidade


A maior novidade, no entanto, é a adoção do novo motor 1.3 de quatro cilindros turbo, que também estará no novo Compass. Ele rende até 185 cv de potência com etanol e fica nos 180 cv com gasolina. A injeção de combustível é direta dentro dos cilindros. A proposta é melhorar o desempenho e reduzir o consumo.


A nova opção não substitui o antigo 1.8 de até 139 cv que permanece na versão de entrada Freedom. A transmissão é sempre automática de seis marchas e a tração é dianteira.

Publicidade


O motor a diesel de 170 cv não é alterado. Ele segue presente nas versões mais caras, e opcional nas intermediárias. Neste caso, o câmbio automático tem nove marchas e a tração é nas quatro rodas com seletor por botões abaixo do comando de ar-condicionado.


Além da motorização, a Toro ganhou outras melhorias mecânicas, como a suspensão recalibrada. Segundo a Fiat, com isso, a picape ficou mais silenciosa e confortável. A marca também promete mais estabilidade e conta com ajuda eletrônica para isso.

Publicidade


Além do controle de tração tradicional, toda versão 4x2 vem com o bloqueio de diferencial automático. Ele detecta se uma roda perde a tração, freia esta peça e transfere toda a força do motor para a do outro lado. Na teoria, a função ajuda a sair de atoleiros.


As versões topo de linha da Fiat Toro contam com instrumentos auxiliares. Há, por exemplo, a frenagem automática. Uma câmera na frente do veículo detecta um carro à frente e emite um aviso. Se o condutor não tomar nenhuma atitude, o sistema pode parar a picape por completo.

A mesma câmera atua em outras funções, como a alternância do faro alto e baixo automaticamente e o detector de faixas. Se ela "vê" que o motorista está avançando sobre a sinalização no asfalto, um uma luz acende no painel, além do volante vibrar. O equipamento, porém, não é capaz de virar a direção sozinho. Essas funções são de série nas versões Ranch e Ultra e opcionais nas opções Freedom e Volcano.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade