Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Economia

Com alta nos preços dos combustíveis, carros 1.0 viram opção de compra

Eduardo Sodré/Folhapress
23 mar 2021 às 08:10
- UOL/Folhapress
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Testes feitos pelo Instituto Mauá de Tecnologia mostram que carros 1.0 deixaram de ser populares no preço, mas continuam sendo econômicos ao consumidor.


Os estudos revelam que os modelos conseguem rodar até 10 km na cidade com um litro de etanol ou percorrer 21 km na estrada usando gasolina. Os dados ganham relevância em tempos de oscilações constantes no preço dos combustíveis.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os automóveis testados foram Chevrolet Onix, Fiat Argo, Hyundai HB20 e Renault Sandero. Juntos, somam 314,2 mil unidades vendidas em 2020, de acordo com a Fenabrave (entidade que representa os distribuidores de veículos).

Leia mais:

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa

Imagem de destaque
Licitação aberta

Governo Lula vai gastar R$ 769 mil em novo heliponto para Planalto e prevê receber carro voador

Imagem de destaque
Será em novembro

GP do Brasil tem ingressos vips esgotados 7 meses antes da corrida


Os modelos foram escolhidos por acomodarem bem quatro adultos e incluírem ar-condicionado e direção com assistência elétrica ou hidráulica, além dos itens de série.

Publicidade


Os critérios deixaram de fora os dois modelos mais baratos: o Fiat Mobi (a partir de R$ 43,2 mil) e o Renault Kwid (R$ 42,1 mil).


Valores

Publicidade


A má notícia é que nenhum desses carros novos que oferecem espaço digno no banco traseiro custa menos de R$ 50 mil atualmente. Os preços subiram durante os primeiros 12 meses da pandemia de Covid-19.


Com base na tabela elaborada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o preço médio dos modelos avaliados teve alta de 16,8% na comparação com março de 2020.

Publicidade


A evolução dos modelos é notável em comparação aos populares do início do século 21, época em que os principais itens de conforto eram vendidos em pacotes de opcionais cobrados à parte. Mas a alta dos preços faz os consumidores olharem para segmentos superiores ou considerarem adquirir um carro usado.


Esses carros também são desinteressantes para as montadoras, pois a pressão sobre os preços causada pela alta dos insumos, somada à desvalorização do real, reduziu a margem de lucro. Para ganhar dinheiro com os compactos, é preciso atingir volumes de vendas que hoje são irreais.


Herlander Zola, diretor da marca Fiat na América Latina, acredita que os planos de assinatura de longo prazo serão a forma mais comum de se colocar um carro 1.0 na garagem. Essa opção é oferecida por montadoras, seguradoras e empresas de locação.

Para os carros 1.0, o aluguel por um ano custa entre R$ 1.000 e R$ 1.500 por mês, a depender do modelo e da quilometragem a ser percorrida em média. Os pacotes incluem seguro e documentação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade