Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vai fazer negócio?

Confira dicas indispensáveis para escolher o modelo da motocicleta

Redação Bonde com Assessoria
29 mar 2021 às 11:52
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mesmo com a crise financeira gerada pela pandemia do novo coronavírus, o mercado de motocicletas sobreviveu graças à ascensão dos serviços de delivery e à busca por uma opção mais econômica e segura que o transporte público.


Para quem considera a troca ou aquisição de uma moto, é indispensável conhecer pontos específicos de cada finalidade e modelo. "Como em qualquer compra, há aspectos que precisam ser considerados ao escolher uma moto. Como um bem durável que exige manutenção constante, existe a necessidade de avaliar todas as características do produto de forma detalhada”, explica Bruno Neves, consultor comercial e de desenvolvimento da Laquila, empresa do ramo de motopeças.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Confira os elementos que exigem maior atenção:

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa


Facilidade de manutenção: Ao escolher uma moto, é necessário ter certeza de que ela terá uma manutenção viável. "É fundamental saber se a marca já está estabelecida no país, para, se precisar trocar uma peça no futuro, conseguir encontrá-la. Muitas vezes quando a moto é importada e não tem mercado no Brasil, é comum que o piloto precise de uma manutenção simples e acabe deixando o veículo fora de circulação por não ter acesso a determinada peça ou ter que pagar muito caro por ela”, alerta Bruno Neves.

Publicidade


Nova ou seminova?: Antes de fechar o negócio, é importante definir necessidades e gastos. "A decisão por um modelo novo ou seminovo depende muito do perfil do comprador. Uma moto novo resulta em gastos mais altos de documentação e emplacamento, porém em geral as montadoras oferecem de 2 a 5 anos de garantia, o que vai livrar o piloto de gastos com manutenção nesse período. Por outro lado há a depreciação do mercado, que faz com a moto perca valor ao ser retirada da concessionária. Além de ser também uma questão de orçamento, por exemplo, com o mesmo valor investido você pode comprar uma moto nova com todas as vantagens da quilometragem zero e ao mesmo tempo consegue adquirir uma alternativa mais potente ou com mais opcionais pelo mesmo preço, porém seminova. Por fim depende das necessidades de cada piloto”, afirma o especialista.


Finalidade: O entendimento dos requisitos necessários de cada objetivo para a moto pode ser decisivo no momento de escolher o modelo. "Hoje há no mercado diversos tipos de motos, big trail, custom, street, superesportiva, etc., para viajar por exemplo o ideal é apostar em uma big trail ou uma custom, pelo conforto proporcionado por esses formatos. Já pra trabalho e dia a dia, talvez uma street se encaixe melhor”, complementa Bruno.

Publicidade


Conforto: No momento da compra, muitos acabam esquecendo de checar um aspecto importante: a altura do condutor em relação a moto. "É um ponto que influencia bastante no conforto e ergonomia na hora da pilotagem. Para uma pessoa muito alta por exemplo, uma moto esportiva poder trazer dificuldades e incomodo ao pilotar já que ela precisaria ficar com o corpo muito curvado. Nesse caso o ideal é buscar modelos mais distantes do chão, e que permitam que os braços fiquem mais esticados. Para não ter erro, o indicado é sempre subir na moto prestando atenção nesses aspectos e se possível fazer um test drive”, adverte o profissional.


Custo-benefício: É importante estar atento à procedência da moto, principalmente se a compra for de um seminovo. Para isso, o ideal é levar a motocicleta até uma oficina de confiança para avaliação”, diz Neves. Identificar os defeitos e exigências de manutenção podem significar um desconto na negociação. "Recorrer a um profissional de confiança garante que você pague um preço justo. Ao comparar com a tabela fip e subtrair os gastos com troca de peças necessárias e demais manutenções a curto prazo, é possível garantir o melhor custo-benefício na hora da compra”, completa o especialista.

Não esqueça: Também é importante lembrar que, para garantir total conforto e segurança, é necessário que o piloto adquira itens pessoais de segurança, além do capacete. Um kit completo engloba capacete, jaqueta, calça, bota, luva, joelheiras e protetores de coluna e pescoço.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade