20/06/21
PUBLICIDADE
Fique de olho

Entenda os principais pontos de atenção nos amortecedores automotivos

Divulgação/Dpaschoal
Divulgação/Dpaschoal


O amortecedor é um dos integrantes do sistema de suspensão, que é responsável pelo conforto e dirigibilidade dos condutores. Ele também garante o contato dos pneus com o solo, estabilidade ao veículo, controle dos movimentos de abertura e fechamento de molas.

Na maioria dos automóveis, este componente é instalado entre o chassi e a roda, localizado no conjunto de suspensão, normalmente junto com as molas. Já outros modelos instalam ele em outros pontos, como tampa do porta malas e capô.

Algumas dúvidas relacionadas ao amortecedor podem surgir, como o momento certo da troca, escolha da marca e durabilidade. É também comum ter reclamações relacionadas ao custo da manutenção e aparecimento de barulhos antes e depois da troca. Porém, algumas medidas de atenção podem ajudar na prevenção de problemas.

Muitos motoristas e mecânicos acreditam que a quilometragem é o principal motivo de desgaste, mas não é só isso, pois um conjunto de fatores pode tornar o componente vulnerável. "Com o avanço da tecnologia incorporada aos projetos e processos de fabricação dos amortecedores, cada veículo oferece um desempenho e durabilidade diferente dos demais”, afirma Danilo Ribeiro, coordenador do Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação da Dpaschoal.

Após o veículo atingir 40 mil quilômetros, o amortecedor pode tornar-se mais fraco em relação ao seu poder de ação, pois os ciclos de abertura e fechamento da válvula já ultrapassaram cem milhões de vezes. O uso severo, exposição a solos irregulares, excesso de carga e molas fadigadas acarretam o dano.

Alguns sinais indicam o momento certo para a manutenção, como falta de estabilidade, desconforto ao dirigir, frenagem comprometida, manchas de óleo, balanços do veículo acima do normal, barulhos ao transitar em pisos irregulares ou lombadas.

A recomendação é sempre buscar a correta aplicação do componente mencionada no manual do veículo, além da escolha de marcas de qualidade disponíveis no mercado. É fundamental exigir a nota fiscal e o certificado de garantia da peça.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
Continue lendo
Vencimento na sexta

Pagamento da última parcela do IPVA 2021 começa nesta segunda-feira

20 JUN 2021 às 11h00
O porquê de não ter retomado

General Motors justifica parada na produção do Ônix

19 JUN 2021 às 10h50
Utilitário esportivo

Renault inicia fabricação do Captur com motor 1.3 turbo

18 JUN 2021 às 05h00
Picape

Ford lança Maverick, mas modelo não é o mesmo que clássico dos anos 70

17 JUN 2021 às 09h00
Alta nos custos

Preço de veículos deve subir com alta da energia

16 JUN 2021 às 14h27
Proteja sua pintura

Conheça novas tecnologias de envelopamento em motocicletas

15 JUN 2021 às 12h07
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados