Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fique atento!

Férias: confira seis dicas para pegar a estrada com segurança

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
01 jul 2024 às 10:45
- Dominika Roseclay/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O movimento nas estradas aumenta consideravelmente  no mês de julho devido as férias escolares e a atenção deve ser redobrada para que o condutor e sua família não enfrentem nenhum transtorno. 


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Para auxiliar os condutores nesta viagem segura e sem contratempos, especialistas listaram alguns cuidados com o carro antes de viajar. Confira:

Leia mais:

Imagem de destaque
Prejuízo à Saúde

Escapamento barulhento pode render multa e apreensão de motos

Imagem de destaque
No Centro

Blitz da PM apreende dois veículos e prende motorista por corrupção ativa em Arapongas

Imagem de destaque
24,2% inadimplentes

75,8% dos veículos tributados já pagaram IPVA de 2024; veja como regularizar

Imagem de destaque
Veja quais

Cade abre investigação sobre condutas anticompetitivas de montadoras de carros de luxo


1 - CONFERIR AS LUZES DO VEÍCULO

Publicidade


Conferir se as lâmpadas do farol estão funcionando para viajar com mais segurança e evitar multas é indispensável. Outras luzes que você precisa verificar são as do painel, já que elas são a comunicação do carro com o motorista, e podem indicar possíveis problemas. 


Entenda o que cada cor de luz no painel indica:

Publicidade


Amarelo: indica que há algum problema, mas que o veículo ainda consegue andar mais alguns quilômetros para procurar ajuda.


Vermelho: indica que o veículo deve ser parado imediatamente.

Publicidade


Azul e verde: indicam que algum equipamento está ligado, mas não é necessária intervenção mecânica.    


2 - VERIFICAR OS PNEUS

Publicidade


Os pneus são responsáveis pela aderência do veículo ao chão, proporcionando estabilidade na direção. Sendo assim, é indispensável verificar o estado em que se encontra o pneu do carro, para entender se não há nenhum desgaste excessivo. 


Além disso, calibre os pneus de acordo com as instruções no manual. É importante lembrar que alguns modelos de veículo tem uma calibragem diferente para os pneus na estrada e na cidade. Não se esqueça de verificar as condições do estepe e calibrá-lo assim como os demais.  

Publicidade


3 - ATENÇÃO AO FREIO


O freio é uma peça-chave para a segurança de qualquer veículo. Por isso, muita atenção a possíveis vazamentos, barulhos ou também perda de eficiência ao frear. É importante que um mecânico verifique se todos os itens do sistema de freio estão em boas condições, como as pastilhas, sapatas e os discos.

Publicidade


4 - VERIFICAR O SISTEMA DE ARREFECIMENTO


O sistema de arrefecimento do veículo, é responsável pelo resfriamento do motor, evitando o aumento da temperatura e sobrecarga nas peças do carro. Sendo assim, verifique se o líquido de arrefecimento está no nível adequado. Aproveite também para observar o radiador e conferir se o nível da água no reservatório é o suficiente.


Outro item que você precisa verificar no veículo é o fluído do motor, que também ajuda a resfriar o sistema e evitar o atrito entre as peças. O óleo precisa sempre estar em nível adequado e ser substituído no tempo ou quilometragem indicados.


5 - SEGURANÇA


Depois destes passos, não se esqueça de checar outros itens de segurança do veículo, como o extintor, macaco, chave de roda e triângulo. Verifique também o limpador de para-brisa do veículo, tenha certeza de que as borrachas estão em bom estado, e não se esqueça de completar o nível do reservatório de água do limpador.


6 - ATENÇÃO AO MANUAL


Dentro do manual, o fabricante determina o período ou a quilometragem rodada em que as revisões devem ocorrer. A cada revisão, é checado e trocado alguns componentes do carro.


Quem está sempre em dia com essas revisões tem mais garantia contra problemas mecânicos que podem influenciar no controle do carro. Além disso, evita que, caso haja necessidade de esperar a chegada de determinada peça, o que pode prolongar o período do carro parado na oficina, impacte na data da viagem.


Imagem
Proprietários de veículos do Paraná já podem indicar real infrator de forma online
Os proprietários de veículos do Paraná já podem fazer, de forma digital, a transferência de uma infração de trânsito à pessoa que, de fato, conduzia o veículo no momento do ocorrido.


Imagem
Fiocruz alerta para meningite transmitida por caramujo após morte no Rio de Janeiro
O IOC/Fiocruz (Instituto Oswaldo Cruz) confirmou a presença do verme causador de meningite eosinofílica em caramujo coletado na cidade de Nova Iguaçu (RJ).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade