Os amortecedores e molas são as peças mais conhecidas do sistema de suspensão, que é responsável por absorver as irregularidades do solo onde se trafega. No entanto, há outros componentes também importantes, que atuam conjuntamente com estes componentes, como, por exemplo, a bandeja ou braço oscilante.
Quando a bandeja está comprometida, o motorista pode ouvir ruídos ao circular por ruas esburacadas. "A bandeja pode amassar, ficar empenada ou até trincada e fazer barulho. Essa é a peça que controla as forças laterais em curvas e atua, não só no sobe e desce ao passar em lombadas, mas também em arrancadas e freadas”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, fabricante de autopeças para veículos leves, pesados e motocicletas.
Com a função de ligar a roda ao chassi, a bandeja é um item fundamental para assegurar a estabilidade e a segurança do veículo. Silva alerta que a bandeja danificada pode se desprender e ocasionar perda de dirigibilidade, colocando em risco a segurança do veículo. Além disso, quando apresenta folga na bucha, pode desgastar o pneu prematuramente.
Leia mais:
Governo encaminha para Alep projeto que isenta IPVA de motos com até 170 cilindradas
Encontro de carros antigos e rebaixados acontece neste domingo em Londrina
Vai viajar no fim do ano? Veja itens obrigatórios e essenciais para uma viagem tranquila
Motocicletas se multiplicam sob o olhar mais atento da política
Por isso, se o motorista identificar algum barulho é importante levar o carro a uma oficina para realizar uma verificação nos componentes da suspensão.