Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Está em dia?

Paraná: cerca de 30% dos veículos estão com licenciamento irregular

AEN
06 out 2023 às 10:38
- José Fernando Ogura/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) alerta a respeito da obrigatoriedade do pagamento do CRLV-e (Certificado de Licenciamento de Veículo), cobrado no segundo semestre. O documento só é emitido depois da quitação. Transitar sem essa regularização configura uma infração de trânsito, com pena pecuniária e aplicação de pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).


O calendário passou da metade no Estado. O período para pagamento vence ao longo do mês conforme o final das placas. Para os de placa terminando em 1 e 2,  expirou em agosto; para as que encerram com 3, 4 e 5 venceu em setembro; com final 6, 7 e 8, em outubro; e os veículos com finais 9 e 0 terão vencimento em novembro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conforme levantamento da Coordenadoria de Veículos do Detran-PR, aproximadamente 30% da frota, estimada em 8 milhões de veículos, ainda não está com a situação regularizada. São veículos com final de placa 1, 2, 3, 4 e 5 cujos documentos deveriam ter sido quitados até o final de setembro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Seca

Sem herdeiros campeões, Brasil vive jejum na F1 desde reinado de Senna

Imagem de destaque
30 anos atrás

Acidente de Ayrton Senna não seria fatal em carro atual da F1, afirmam pilotos

Imagem de destaque
Chance de regularizar

Motoristas têm até terça-feira para fazer exame toxicológico

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre


O Certificado de Licenciamento Anual tem taxa de R$ 90,94. O pagamento pode ser feito via pix, nos caixas eletrônicos ou pelo internet banking dos bancos credenciados. Ele só ficará disponível para o usuário se o IPVA e as multas impostas também estejam quitados.

Publicidade


"É importante que os cidadãos respeitem a data limite para quitação, já que circular de forma irregular é uma infração gravíssima", destaca o coordenador de Veículos do Detran-PR, Eduardo Shuelter.


DIGITAL

Publicidade


O CRLV não é mais emitido em papel-moeda desde 1º de janeiro de 2021, em cumprimento à Deliberação 180/2019 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 30 de dezembro de 2019. Apenas está disponível em versão digital (CRLV-e). É possível emiti-lo no portal do Detran em formato PDF, pelos aplicativos Carteira Digital de Trânsito (ou AQUI) e Detran Inteligente (ou neste LINK), e imprimir em qualquer impressora comum.


O CRLV-e é emitido em até três dias após a quitação de todos os débitos do veículo (licenciamento, IPVA e multas). O Detran-PR não envia carta de aviso aos proprietários.


LEGISLAÇÃO


O motorista flagrado circulando com um veículo que não esteja devidamente licenciado comete infração de trânsito gravíssima. O Artigo 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) prevê aplicação de multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e apreensão do veículo.


Imagem
Paraná: Licenciamento dos veículos com placas de final 6, 7 e 8 vence em outubro
O prazo para pagamento do CRLV-e (Certificado de Licenciamento de Veículo) 2023 dos veículos registrados no Paraná com placas de final 6, 7 e 8 vence no mês de outubro
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade