Notícias

Conheça o novo Corolla Cross lançado nesta semana pela Toyota

19 mar 2021 às 08:15

A Toyota lançou nesta semana o Corolla Cross, seu segundo utilitário produzido no Brasil. O primeiro foi o jipe Bandeirante, que pertence a outros tempos. O modelo de agora tem vocação urbana e versões híbridas, assim como o sedã de mesmo nome.


O preço começa em R$ 140 mil. É o valor cobrado pela versão XR 2.0 Flex (177 cv), equipada com sete airbags, câmbio automático do tipo CVT, ar-condicionado com regulagem digital, retrovisores com rebatimento elétrico, rodas de 17 polegadas e sistema multimídia que espelha a tela de smartphones, entre outros itens.


A versão 1.8 Hybrid (122 cv) mais em conta parte de R$ 173 mil e vem com rodas maiores (aro 18), controle de cruzeiro que freia e acelera sozinho para acompanhar o trânsito, forração de couro e faróis com LEDs nos fachos alto e baixo. Essa opção foi avaliada na pista de testes da Toyota, que fica na fábrica de Sorocaba.


Além de rodar com gasolina ou etanol, um motor elétrico permite circular em trechos curtos urbanos sem queimar combustível. Um mostrador colorido instalado no quadro de instrumentos exibe o fluxo de energia entre os eixos e a bateria. É o mesmo sistema do Corolla sedã, e as semelhanças não param aí.


A cabine do Cross é bem semelhante à do irmão de plataforma. A diferença está na posição mais elevada ao volante. No banco traseiro, o utilitário esportivo oferece menos espaço para as pernas dos ocupantes.


As três voltas pela pista de testes revelaram outros pontos em comum entre os Corollas. A versão híbrida não tem qualquer vocação esportiva –o foco está na eficiência energética. Mesmo assim, a suspensão firme permite contornar curvas sem sustos.

Mas basta desembarcar para ver o quanto o Cross é diferentão. A grade frontal torna o SUV um ponto fora da curva na linha nacional da Toyota, algo raro nos dias de hoje.


Continue lendo