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Conheça os modelos JAC T60, Ford Territory e Chery Tiggo 8, que marcam novo perfil automotivo

05 mai 2021 às 08:37

O dia 18 de março de 2011 foi a data escolhida pela pela Anhui Jianghuai Automobile Company, a JAC Motors, para abertura simultânea de 50 concessionárias Brasil afora.


O mercado é outro após 10 anos. Os carros, também. A JAC deixou de lado os compactos populares e agora produz utilitários esportivos e carros elétricos.


Reinventada pelo grupo Caoa, a Chery mede forças com marcas europeias, americanas e japonesas instaladas no Brasil. Até a Ford, que se tornou importadora após fechar todas as suas fábricas no país, traz o Territory, que é um automóvel produzido na China.


Os três produtos mais caros e tecnológicos da leva atual passaram pelo teste Folha-Mauá.


A JAC mudou a imagem desses automóveis no Brasil. O utilitário esportivo T60 Plus se destaca entre as opções da marca.
A versão avaliada custa R$ 124 mil e tem proposta semelhante à do Jeep Compass: concorrer tanto com os utilitários compactos mais equipados como com os modelos de porte médio.


Equipado com motor 1.5 turbo a gasolina (168 cv), o SUV da JAC foi bem nas provas de desempenho de consumo, com resultados semelhantes ao do Territory. E essa é uma má notícia para a Ford.


O utilitário sino-americano também utiliza motor 1.5 turbo (150 cv) conciliado a um câmbio automático do tipo CVT, que simula oito marchas. A versão SEL custa R$ 180 mil de acordo com a tabela da fabricante, mas há promoções frequentes na rede de concessionários da marca.


Pelo seu porte e preço, o Territory deveria trazer um motor mais potente. A Ford tem opções interessantes em seu portfólio, como o 2.0 turbo (248 cv) que equipa o novo Bronco, modelo importado do México. Mas há os limites do projeto e da origem.


O porta-malas do Territory, contudo, é pequeno. Seus 348 litros mal comportam as bagagens de um casal com dois filhos em uma viagem de fim de semana. E aí chegamos ao Caoa Chery Tiggo 8.


Vendido pelo mesmo preço do modelo da Ford, o SUV montado em Anápolis (GO) é superior em desempenho e oferece sete lugares.


A prova de aceleração do zero aos 100 km/h foi cumprida em 8,8 segundos pelo Tiggo 8, um número impressionante para um carro equipado com motor 1.6 turbo (187 cv).

O câmbio automático de dupla embreagem e seis marchas faz o motorista perceber melhor as trocas e traz esportividade ao Tiggo 8. Montado no Brasil, o modelo da Caoa Chery mostra onde a indústria chinesa pode chegar.


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