Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira

Detran-PR esclarece dúvidas sobre sistema para carros novos

Redação Bonde com AEN
25 jan 2022 às 17:10
- Gilson Abreu/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O sistema Renave 0 km, lançado pelo governo federal, por meio da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), cadastra e comercializa todos os veículos zero quilômetro do Brasil por meio do Renave (Registro Nacional de Veículos em Estoque), controlando o estoque e evitando fraudes.


Desde segunda-feira, os veículos faturados do fabricante (montadora) para as concessionárias já entram no sistema Renave. Desta forma, as concessionárias precisam se adequar para emitir, junto com a nota fiscal, a ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo Eletrônica), documento que antes era emitido somente para veículos usados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Assim, quando o comprador comparecer ao Detran para realizar o serviço de primeiro emplacamento, o sistema já trará a informação da concessionária que vendeu o veículo e do cidadão que o comprou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT


Para o cidadão, pouca coisa muda neste processo, a não ser o componente adicional de segurança. Com o sistema gerando esta informação, não há clonagem de veículos que ainda estão à venda.


“O que estava acontecendo com frequência, é que veículos em concessionárias diferentes, em estados diferentes, sendo vendidos com o mesmo número de chassi. Com este registro, podemos zerar a incidência de veículos com o chassi clonado”, explica o diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita.


Já para vendas diretas e veículos usados, o Detran-PR ainda não tem previsão de lançamento do sistema.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade