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Nova geração

Novo Versa cresce para brigar entre os sedãs de maior porte

Folhapress
03 nov 2020 às 10:59
- Divulgação / Nissan
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A nova geração do sedã Nissan Versa quer ser mais que um bom carro para o transporte por aplicativo. O modelo –que chega às lojas por a partir de R$ 73 mil– perdeu um pouco de espaço na parte traseira, mas ganhou conforto e harmonia no desenho.


Ao entrar na cabine, logo se percebe o quanto os bancos dianteiros melhoraram. A posição ao volante, que era um dos pontos fracos da geração anterior, agora se equipara à de sedãs de maior porte.

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Todas as versões do novo Versa trazem motor 1.6 flex (114 cv), seis airbags, direção com assistência elétrica, ar-condicionado, sistema de som e ajustes elétricos das janelas, das travas e dos retrovisores.

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Divulgação / Nissan
Divulgação / Nissan


Apenas o sedã mais simples é equipado com câmbio manual de cinco marchas. As outras três opções, que custam entre R$ 78 mil e R$ 93 mil, trazem a caixa automática do tipo CVT, que simula seis marchas.

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O modelo foi avaliado na versão Exclusive, a mais equipada. Há faróis com LEDs nos fachos alto e baixo, sistema multimídia, sensores de ponto cego e frenagem automática caso haja risco iminente.


A forração pode ser predominantemente clara ou escura, em material que imita couro. O pacote visual é complementado por maçanetas cromadas e detalhes prateados aqui e acolá. Nesse quesito, a Nissan peca pelo excesso.

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Divulgação / Nissan
Divulgação / Nissan


O teste curto em pista fechada comprovou o que o visual já entregava: do antigo Versa, só restou o nome.


Equipado com câmbio automático do tipo CVT, que simula seis marchas, o novo Nissan mostra ter força suficiente para o uso cotidiano. Seu conjunto mecânico é similar ao dos concorrentes Honda City (a partir de R$ 65,8 mil) e Toyota Yaris sedã (R$ 81,8 mil), que têm motores 1.5 flex.


A carroceria manteve o equilíbrio no zigue-zague entre cones e nas curvas fechadas do circuito. A suspensão está mais firme que antes, e chega a incomodar a passar sobre desníveis. A culpa é das rodas de 17 polegadas que equipam a versão "Exclusive". Modelos mais simples trazem aro 15.

Embora tenha envelhecido 10 anos diante do novo modelo, o antigo Versa vai continuar em linha. O modelo, rebatizado como V-Drive, é vendido por R$ 59 mil na versão com motor 1.0 flex (77 cv).


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