Notícias

Pneu murcho: veja algumas dicas para se prevenir

29 jun 2022 às 16:55

Um pneu murcho no veículo é algo inesperado e que pode acontecer a qualquer momento, até mesmo durante à noite em algum local deserto, com difícil acesso a postos de gasolina ou borracharias. No entanto, existe uma maneira bastante prática para o motorista se prevenir diante deste tipo de situação.

 

Para evitar a troca de pneus em locais inapropriados, ou até mesmo para as pessoas inexperientes neste serviço, uma super dica é carregar sempre um compressor de ar no porta-malas do veículo. A Multilaser, um dos maiores players do segmento de produtos de alta tecnologia no setor automotivo, oferece três modelos de compressores de ar, com voltagem de 12 V, capazes de inflar o pneu em poucos minutos com muita facilidade.   

 

O modelo mais compacto oferece uma capacidade de pressão de 250 PSI com marcador (manômetro), vazão de 15 litros por minuto e três adaptadores para encher bolas, balão e pequenos produtos infláveis. Outra opção disponível é o modelo com botão liga e desliga, que oferece mais praticidade durante o manuseio. Este compressor acompanha uma mangueira de 45 centímetros e vazão de 15 litros por minuto, proporcionando uma capacidade de pressão de até 200 PSI, apropriado também para encher pneus de bicicletas e motos.  

 

Ainda há outra alternativa de compressor com lanterna, para locais com pouca ou nenhuma iluminação. O compressor dispõe de um cilindro metálico de seis centímetros de diâmetro que permite maior vazão, chegando até 25 litros por minuto e capacidade de pressão a 150 PSI. 

 

“Se o pneu furar ou murchar no meio do caminho, o usuário consegue dar uma rápida compressão de ar ao conectar o aparelho na tomada 12 V do carro. Em até dez minutos, o pneu estará em condições de rodar até um local seguro para que sejam tomadas as devidas providências”, explica Erick Magalhães, Gerente Nacional da linha automotiva da Multilaser.  


Pneu murcho e seus riscos


Além da importância de estar com todas as manutenções veiculares em dia, diversos motoristas acabam deixando outros pequenos cuidados de lado, como é o caso dos pneus.  Os perigos de transitar com pneus murchos ou fora da calibragem correta incluem segurança, maior consumo de combustível e gasto irregular dos pneus, reduzindo a sua vida útil.  

 

Caso não esteja calibrado corretamente, o pneu precisa trabalhar mais, gerando um calor excessivo e maior desgaste, correndo risco de explosão. Nesta situação, não é somente o pneu que precisa gerar mais força, mas também o motor do veículo, sendo necessário trabalhar mais para compensar a menor pressão de ar. Estes esforços refletem diretamente no consumo de combustível.  

 

A falta de pressão também faz com que a borracha do pneu se desgaste mais rápido, ocasionando deformidades em sua estrutura. “É por isso que o compressor de ar é um produto indispensável para o uso de todos os motoristas ou motociclistas. É um equipamento compacto, leve e fácil de operar”, finaliza Erick.

Continue lendo