Notícias

Saiba quais são os veículos mais visados pelos bandidos no carnaval

20 fev 2020 às 11:02

Um levantamento inédito feito pela Ituran Brasil, líder global em rastreamento veicular, constatou que os carros populares são os mais visados pelos bandidos no período de carnaval - 79,12% das ocorrências. O Palio é o veiculo preferido, seguido por modelos como Ford KA, HB20, Fox e Gol. A análise foi feita com dados de 2019.

De acordo com Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran Brasil, o risco aumenta no período – uma vez que os automóveis ficam estacionados na rua por muito tempo. "Um veículo demora poucas horas para ser totalmente desmontado e, até o folião perceber a perda, o patrimônio já desapareceu”, explica Boutti. A proporção de roubos é de 53% durante os festejos, enquanto os furtos somam 47%. O levantamento mostra que 40,6% dos sinistros ocorrem no período da noite.


Segundo o especialista, alguns equipamentos eletrônicos usados por bandidos possibilitam escapar dos rastreadores via satélite. ‘O nome do aparelhinho é jammer, mais conhecido como capetinha. Os criminosos compram o equipamento pela internet.


Oficialmente, ele serve para bloquear o sinal de telefones celulares, mas os ladrões usam para impedir que o sinal do rastreador chegue até o satélite. "Por isso, também utilizamos RF (Rádio Frequência), que o sinal não consegue ser inibido nas grandes metrópoles”, enfatizou Boutti.


Boutti destaca que o uso do Big Data (a análise e a interpretação de grandes volumes de dados), além de aliado, mudou a percepção de um evento de roubo ou furto.

"A tecnologia permite definir, semana após semana, a utilização real do veículo. Na prática, a Inteligência Artificial (IA) já nos permite detectar padrões não usuais no comportamento dos clientes. O sistema nos comunica automaticamente de um comportamento fora do padrão. Muitas vezes localizamos o carro, antes mesmo do cliente se dar conta que sofreu um furto”, alerta.


Continue lendo