Notícias

Saiba qual o momento certo para trocar os pneus

24 fev 2020 às 09:44

Saber o momento certo para trocar os pneus é uma tarefa fundamental para os motoristas. Isso porque esses são componentes essenciais para a locomoção do veículo e, quando atento aos sinais de desgaste, o motorista reconhece a necessidade da troca, o que garante a própria segurança e a dos demais condutores. Vale ressaltar que a eficiência do carro também é afetada pelo desgaste dos pneus.

Além de ser importante pelo fator segurança, o motorista deve saber que andar com o pneu desgastado pode render penalização, já que o Art. 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) considera que conduzir o veículo "em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruídos" é infração grave passível de multa.


Sandra Regina de Oliveira Souza, proprietária da Auto Center Bandeirantes, líder no mercado de conserto, manutenção e vendas de produtos e serviços automotivos, ressalta que algumas variáveis podem influenciar na durabilidade dos pneus. "O modo de dirigir e a estrada [pavimento] em que se dirige influenciam na durabilidade dos pneus. Além disso, deixar de realizar a calibragem, o alinhamento e o balanceamento podem determinar quanto tempo o pneu vai durar. Na verdade, quase tudo influencia", afirma.


Para saber qual o momento certo para trocar os pneus, Sandra indica que o motorista pode adotar o TWI (Tread Wear Indicator) como indicativo. Basicamente, o TWI é uma pequena elevação localizada no fundo do sulco da banda de rodagem. A ferramenta serve para indicar o limite mínimo da altura dos sulcos.


"O limite mínimo de altura dos sulcos é 1,6mm e, quando abaixo disso, não há espaço para o escoamento de água, o que compromete a segurança do motorista, já que o risco de acidentes aumenta. Podem ocorrer derrapagens e perda do controle do veículo", conta Sandra.


Outro ponto importante ressaltado por Sandra é a troca dos pneus. "A troca deve ser sempre realizada aos pares (frente/trás). Na verdade, o correto é trocar os quatro pneus de uma só vez, mas muitas pessoas não conseguem devido ao custo e, por isso, recomendamos trocar aos pares", afirma a proprietária da Auto Center Bandeirantes. Além disso, sugere-se que os pneus novos sejam colocados na parte traseira, já que esta é a maior responsável pela estabilidade do automóvel.


Para que os pneus durem mais, aponta algumas medidas: "É preciso que o motorista esteja sempre atento ao alinhamento e ao balanceamento, bem como a calibragem, que precisa ser realizada semanal ou quinzenalmente". No vídeo abaixo você confere mais dicas para aumentar a durabilidade dos pneus:




Serviço
Auto Center Bandeirantes
Unidade Bandeirantes: avenida Arthur Thomas, nº 422 - Jardim Bandeirantes - (43) 3344-3633
Unidade Faria Lima: rua Prefeito Faria Lima, nº 858 - Jardim Tamandaré - (43) 3375-3633
www.autocenterbandeirantes.com.br

*Com supervisão de Sofia Mikrute.


Continue lendo