Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Retração

Número de veículos vendidos cai 4,8% em junho, segundo Anfavea

Redação Bonde com Agência Brasil
08 jul 2022 às 14:33
- Arquivo/ Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores) anunciou nesta sexta-feira (8) que, em junho deste ano, foram vendidos 178,1 mil autoveículos (carros, comerciais leves, caminhões e ônibus), o que representa uma queda de 4,8% em comparação a maio. Na comparação com junho do ano passado, a retração foi de 2,4%.


Já as exportações de automóveis registraram alta de 2,7% em junho com relação ao mês anterior, com a venda de 47,3 mil veículos para fora do país. Com relação a junho de 2021, a alta foi de 41,2%, quando foram exportadas 33,5 mil unidades. No primeiro semestre de 2022, o acumulado de vendas ficou em 23%, totalizando a exportação de 246,3 mil veículos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Houve retração na produção de veículos em junho, com queda de 1,1 %% com relação ao último maio. Segundo o balanço divulgado pela Anfavea, foram fabricadas 203,6 mil unidades em junho, enquanto a produção em junho do ano passado ficou em 167,5 mil veículos. No acumulado do primeiro semestre, a queda na produção foi de 5% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa


“A crise global dos semicondutores vem se prolongando mais do que esperávamos em janeiro, em função de novos fatores como a guerra na Ucrânia e os lockdowns na China causados pela nova onda de covid-19, que afetam o fornecimento de insumos e a logística global”, explicou o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite.

Publicidade


Empregos


O nível de emprego na indústria automobilística teve alta de 0,7% em junho na comparação com maio. Só em junho foram criadas 705 vagas, somando 1.488 desde o início do ano. Consideradas as vagas de máquinas autopropulsadas, foram 2.700 novas vagas, que representam cerca de 27 mil empregos diretos e indiretos para a cadeia automotiva.

Publicidade


“Em meio a tantas paralisações por falta de componentes, essas contratações revelam a resiliência das empresas do setor e uma aposta na recuperação do mercado”, afirmou o presidente da Afavea.


Previsão


A Anfavea revisou as projeções para o fechamento de 2022. A entidade informou que considerou as restrições de produção e a elevação da inflação e dos juros no Brasil, assim como as restrições ao acesso de crédito.


Para a produção, a nova expectativa é de fechar o ano com 2.340 mil unidades, alta de 4,1% sobre 2021. Para vendas internas, espera-se chegar a 2.140 mil autoveículos licenciados, crescimento de 1%. Já a expectativa para exportação é de 460 mil unidades embarcadas até o fim do ano, alta de 22,2% na comparação com 2021.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade