Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Bem-estar automotivo

Conheça a importância e os benefícios do alinhamento no seu carro

Redação Bonde com Assessoria
25 jan 2022 às 16:00
- Divulgação/ Honda
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É natural fazer a substituição dos pneus e receber a recomendação para realizar o balanceamento e alinhamento. Alguns consumidores optam por não realizar o ajuste na hora da manutenção e acabam deixando para depois, mas poucos se lembram de retomar e acabam prejudicando a durabilidade dos pneus.
 
Além de verificar a pressão, para ajudar a aumentar a durabilidade do pneu, é recomendável fazer alinhamento e balanceamento preventivamente a cada dez mil quilômetros ou a cada seis meses. O alinhamento é um processo necessário, pois mantém a estabilidade e corrige os ângulos da suspensão e da direção do veículo. Ao ter mais estabilidade na condução, o motorista tem mais segurança e conforto, além de prolongar a vida útil dos pneus, evitando também um desgaste prematuro de componentes da suspensão.

Ao realizar o alinhamento, é indicado um diagnóstico completo nos pneus, rodas e suspensão, avaliando condições de desgaste e irregularidades. Em seguida, recomenda-se fazer o rodízio, oferecendo maior durabilidade e desempenho do sistema. Veículos desalinhados atrapalham o movimento natural do veículo, causando imprecisão na direção e cansaço no motorista, ocasionando maior risco de acidentes.
 

Funcionamento

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Durante o processo, é importante ajustar três ângulos principais da suspensão: convergência (ou divergência), cáster e câmber, também conhecido como cambagem. Normalmente, o desalinhamento ocorre após impactos violentos (buracos, guias), desgaste dos componentes da suspensão ou acidentes.
 
O câmber ou a cambagem é responsável por formar o ângulo de inclinação da linha roda com o solo vertical. Já o cáster, faz com que as rodas fiquem na direção solicitada, ele também aplica o retorno automático do volante à posição central depois da curva. Se não estiver correto, exigirá grande esforço do motorista para virar ou retornar o volante.
 
A convergência (divergência) mantém as rodas mais fechadas ou abertas quando medidas na parte dianteira. É ela também a responsável por evitar o desgaste excessivo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção

Vence nesta quarta a 3ª parcela do IPVA de veículos com finais de placa 5 e 6

Imagem de destaque
Atente-se para as datas

Terceira parcela do IPVA 2024 para veículos com final de placa 3 e 4 vence nesta terça

Imagem de destaque
Veja dicas de especialistas

Pneus em péssimas condições podem revelar problemas em outras partes do veículo

Imagem de destaque
Entenda

Chegada de carro voador no Brasil esbarra em falta de lugar para pousar e decolar

Tipos de alinhamento


Antigamente, os alinhamentos eram feitos com fitas e linhas métricas. Atualmente, existem três tipos. O manual, o eletrônico (ou a laser) e o em 3D. O mais comum é o que utiliza canhões de luz, presos às rodas, que projetam um feixe luminoso num painel montado à frente do veículo, mostrando por meio de uma régua de ângulo, estilo transferidor, o quanto as rodas estão desalinhadas. Em um processo mais moderno e menos artesanal, se tem os canhões a laser. Eles oferecem mais rapidez e maior precisão.
 
A melhor opção e a mais moderna é a com sistema 3D. A ferramenta conta com um sensor que lê a posição de um alvo aplicado em cada roda. O resultado é apresentado na tela do computador de forma tridimensional, apontando os ângulos que precisam de ajustes.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade