Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tire suas dúvidas!

O que é preciso para ser motorista de aplicativo?

Redação Bonde com assessoria de imprensa
27 abr 2021 às 16:05
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apps de mobilidade têm atraído cada vez mais interessados


Os aplicativos de mobilidade urbana têm mudado a maneira como as pessoas se locomovem nas grandes cidades. Se antes apenas o táxi podia transportar passageiros, com o taxímetro rodando sem o usuário saber o valor final da corrida, hoje há opções no mercado para todos os bolsos e necessidades. Pode-se escolher o tipo de carro mais conveniente para levar o cachorro ao veterinário ou transportar uma bicicleta no bagageiro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Este tipo de serviço caiu no gosto da população, mas também chamou a atenção de pessoas que precisavam complementar a renda ou estavam desempregadas. A profissão de motorista de aplicativo tem se tornado muito popular no Brasil, por causa principalmente de dois fatores: rentabilidade e flexibilidade. Não é preciso investir muito para se tornar motorista de um app como Uber e 99, pois o retorno é quase imediato, e o profissional pode fazer o seu próprio horário, trabalhando mais ou menos horas por dia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa


Mas, afinal, o que é preciso para se tornar motorista de aplicativo?

Publicidade


Muitas pessoas se perguntam: é preciso ter carro próprio para prestar este tipo de serviço? A resposta é "não”! Percebendo o grande número de interessados, muitas locadoras começaram a oferecer condições especiais para quem quer se tornar motorista de aplicativo, trabalhando apenas com carros que atendem os requisitos exigidos pelos apps. Então, se você não é proprietário de um veículo, procure por aluguel de carros para Uber, e 99, por exemplo, que vai encontrar várias opções de preços e modelos.


Ao se cadastrar na plataforma do aplicativo escolhido, é preciso ser maior de idade, não possuir antecedentes criminais, ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria "B” com EAR (comprovante de que o motorista exerce atividade remunerada) e enviar a documentação pedida. Além disso, é necessário possuir um smartphone conectado à internet para aceitar as corridas.


Os aplicativos trabalham com um sistema de avaliação, ou seja, quanto melhor for o serviço prestado pelo motorista, mais chances de ele ser bem avaliado. Portanto, vale tudo para cativar o cliente – desde oferecer garrafas de água e balas à vontade até carregadores que podem ser usados durante a corrida. Seja educado, pergunte ao passageiro sobre a rádio de sua preferência ou a temperatura ideal. Manter o carro sempre limpo e organizado é essencial; afinal, ele é o seu ambiente de trabalho e onde você recebe o seu cliente.

Em tempos de recessão e desemprego, a profissão de motorista de aplicativo tem proporcionado a muitas pessoas a renda que precisam para o seu sustento. Não é preciso ter carro próprio para começar a trabalhar. Preenchendo os requisitos básicos e enviando os documentos exigidos, você vai estar a um passo de começar um novo trabalho.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade