Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atente-se!

Saiba as evidências que antecedem a falha dos freios automotivos

Redação Bonde com Assessoria
08 abr 2021 às 08:15
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você é o tipo de motorista que espera o carro parar de funcionar para visitar o mecânico? Essa prática, além de perigosa, pode provocar o estrago de sistemas inteiros do veículo. Os freios são um dos componentes que mais exigem atenção do condutor e, caso estejam mal regulados, a probabilidade de causar sustos e acidentes graves é grande. Entre os fatores que acarretam o desgaste do componente, estão os hábitos de condução, condições de funcionamento, tipo do veículo e a qualidade da peça.


Segundo o coordenador de assistência técnica da TMD Friction, Raulincom Borges da Silva, a escolha por bons componentes pode evitar que os sinais de desgaste apareçam cedo demais. "Quando a procedência das peças do sistema de freio é duvidosa, o condutor deve redobrar a atenção sempre que perceber ruídos ou desconforto nos pedais, pois, geralmente, estes são os primeiros sintomas que indicam a necessidade de uma revisão e possível substituição dos componentes”, ressalta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para auxiliar o condutor que tem dificuldades de identificar os sinais corretos, listamos cinco situações que requerem atenção dobrada. Confira abaixo:

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa


Fluido do freio

Publicidade


O fluido de freio é um composto sintético ou semissintético indispensável para o processo seguro de frenagem do veículo. Suas principais características são a capacidade boa de não se comprimir e a ruim de absorver água. Quando o motorista pisa no pedal de freio, por exemplo, o fluido atua na linha hidráulica e aciona as sapatas/pastilhas de freio, executando a frenagem do veículo. O fluido também funciona como lubrificante e previne a corrosão de peças de todo o sistema. Nestes casos, indica-se a troca seguindo as orientações do fabricante.


Desconforto nos pedais

Publicidade


O desconforto ao acionar o pedal do freio, comumente conhecido como "pedal duro”, pode estar associado a fatores como a qualidade do material de atrito das pastilhas de freio, ou vazamento do diafragma do servo-freio. No entanto, caso o condutor sinta que a velocidade de frenagem esteja mais lenta do que o normal, ao pisar no pedal, é possível que haja vazamento do fluido de freio.


Outros fatores como ar no circuito hidráulico, folga excessiva entre o pedal e a haste e lonas desreguladas também podem causar problemas. "É importante substituir as peças do sistema hidráulico que estão com defeito, além de regular as lonas, conforme indicado pelo fabricante do veículo. Corrigir as folgas e fazer a sangria do sistema de freio também são ações importantes”, reforça Raulincom.

Publicidade


Luzes de aviso no painel


Alguns veículos possuem uma luz no painel que acende sempre que a pastilha está desgastada. Se ela acender, é um claro sinal de que está na hora de substitui-las.


Ruídos no freio

É importante atentar-se caso o freio do automóvel comece a fazer barulho. O problema normalmente acontece quando as pastilhas estão desgastadas e finas, mas também pode ocorrer quando são de má qualidade. Além de causarem ruídos, elas diminuem a vida útil dos discos, provocando, assim, o desgaste prematuro do conjunto. Nestes casos, é recomendada a troca dos discos e das e pastilhas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade