Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Fiz isso do jeito mais difícil. Faça do seu

31 dez 1969 às 21:33
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para ajudar quem precisa parar:

O fumo faz mal à saúde de quem fuma e de quem não fuma. O tabagismo acometendo cerca de 20% das pessoas em todo o mundo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que, a cada ano, cerca de 3,5 milhões de pessoas morrem de doenças relacionadas ao fumo: o equivalente a 10 mil pessoas por dia. Ainda segundo a OMS, o tabagismo é a causa conhecida ou mais provável de cerca de 25 doenças e inclui-se no rol das dependências químicas.

Leia mais:

Imagem de destaque

Já ouvi esse papo antes. E cai no vazio

Imagem de destaque

Teu corpo não te pertence

Imagem de destaque

Belo relato de quem conhece a Índia de verdade

Imagem de destaque

Bonitas de verdade: não é mulher, mas é bem feminina


O tabagismo só faz bem à indústria do fumo, que joga pesado para manter seus altos lucros à custa da doença coletiva.

Publicidade


O tabaco contém nada menos que 4.720 substâncias químicas prejudiciais à saúde humana, entre as quais formol, petróleo (acroleína), acetona (acetaldeído), piche de asfalto (alcatrão), naftalina, níquel e amônia, além da nicotina. Um maço de cigarro por dia deposita 6 quilos de fuligem nos pulmões ao longo de 20 anos, multiplicando por cinco as chances de desenvolvimento de câncer de pulmão. Entre outras dezenas de doenças potencializadas pelo cigarro.



A substância que causa a dependência é a nicotina, que age na metabolização de uma substância fundamental para as trocas nervosas entre as células. A nicotina deixa a circulação sangüínea mais lenta, reduzindo sua quantidade nas extremidades e aumentando as chances das artérias das pernas entupirem. O sistema circulatório do fumante é um caminho apertado, pelo qual passa um sangue de má qualidade, pobre em oxigênio, obrigando o coração a fazer mais força para bombear o sangue que vai oxigenar os músculos.

A Medicina do Trabalho está voltando cada vez mais suas atenções para o combate implacável ao tabagismo e à poluição por ele causada nos ambientes profissionais. A Comissão Internacional de Saúde Ocupacional estimula as empresas a adotarem medidas antitabagistas para proteger a saúde de seus trabalhadores.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade