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Bondigital
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16/07/2020 - 08:05
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Você já ouviu falar sobre o funil de vendas AIDA? Se ainda não ouviu ou não sabe o que é fique tranquilo que vou te explicar aqui. Esse método é muito utilizado neste mundo digital em plataformas de e-commerce, websites, landing pages, etc, pois ele mostra a jornada do cliente desde o primeiro contato com a marca até a venda efetiva, mas também é possível aplicar este método em qualquer loja física, pois a loja se beneficia poder proporcionar uma experiência real na hora da ação.

Esse método te ajudará a entender melhor como seu usuário ou cliente toma a decisão de comprar ou não seu produto ou serviço e como você pode influenciar em cada etapa do processo. Apesar de ser um método fácil de usar, é preciso analisar e planejar cada etapa do método, então vamos entender quais são as quatro fases do funil de vendas AIDA:

arquivo pessoal
arquivo pessoal


A primeira delas, é a ATENÇÃO, vamos chamar aqui de boca do funil. Nesta fase seu esforço precisa ser em divulgar sua marca, produto ou serviço para o maior número de pessoas possíveis, nesta etapa vale a máxima: "quanto mais, melhor". Os consumidores precisam saber que você existe, afinal quem não é visto não é lembrado.

Bom, agora que você chamou a atenção, você entra na segunda fase e precisa despertar nestas pessoas o INTERESSE para sua marca, produto ou serviço. Aqui o funil começa a se estreitar, pois nem todos que te deram atenção terão interesse pelo que você faz ou vende, os usuários ainda não sabem que precisam do seu produto ou serviço, "pelo menos não naquele momento" então você terá que criar esse interesse neles sendo relevante com informações sobre seu produto ou serviço, se posicionando como uma autoridade no assunto e até mesmo engajando o usuário dando oportunidade dele resolver um problema.

Uma vez que você já tem a atenção e o interesse do usuário, você parte para a terceira etapa do método que é despertar o DESEJO pelo seu produto ou serviço mostrando que realmente é bom ou funciona, enfatizando as vantagens, oferecendo algo como um orçamento grátis, degustação, garantias, e-book, cases de sucesso, etc. nesta fase o funil está ainda mais estreito, pois a quantidade de usuários que te deram atenção, tiveram interesse e que estão com o desejo de experimentar seu produto ou serviço serão ainda menores.

Ahh, agora é a fase final, é hora de transformar o desejo destas pessoas em AÇÃO, seu potencial cliente te deu atenção, ficou interessado no que você faz ou vende, sentiu o desejo e já experimentou seu produto ou serviço e está confiante você é a melhor opção para ele naquele momento de compra. Faça reforço com ele oferecendo benefícios para que ele efetivamente compre de você e não do seu concorrente; Crie o senso da urgência; Crie uma promoção, etc.

pixabay
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Lembrando que todas estas etapas acontecem praticamente juntas, por isso é muito importante fazer um bom planejamento, utilizar um CRM para ajudar na análise dos dados, ele te ajudará a ser mais assertivo e com menos recursos financeiros. Saiba ou busque saber quem é seu público, com quem você quer falar, caso contrário todo esforço, tempo e dinheiro gasto será perdido.

Força aí que tudo isso vai passar.

Abraços,
Marcos [email protected]
15/06/2020 - 12:07
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Já estamos em junho e indo para o terceiro mês de pandemia. Todo esse período está causando graves problemas financeiros para os pequenos comerciantes. Ninguém sabe até o momento como será a pós-covid-19, o que sabemos é que esse processo também está acelerando a mudança dos hábitos de consumo no digital de forma "definitiva".

Apesar de ainda não termos internet móvel de qualidade e nem todas as residências terem internet fixa, nós brasileiros aprendemos a "se virar nos 30". Por isso, eu acredito que você também já percebeu que o mercado está se transformando. Não só no âmbito digital, mas também nos hábitos de consumo, relações pessoais e interpessoais. Muitos "especialistas" afirmam que é um caminho sem volta e essa transformação veio para ficar.

pixabay
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Alguns pequenos comerciantes locais começaram a experimentar o "tal do digital" e perceberam que é possível vender mesmo com seus estabelecimentos fechados devido à pandemia, enquanto outros resolveram fechar definitivamente.

Para você que acredita e está tentando sobreviver e entrar na era digital ou melhorar o que já começou, tenha em mente que é possível continuar vendendo e crescer com seu negócio. Para isso você vai precisar:

* Ter um site ou uma página no Facebook ou Instagram;
* Manter seu estoque disponível e visível;
* Criar um canal de comunicação com seu cliente;
* Definir a forma de pagamento (online, presencial ou os dois);
* Pensa na logística (entrega ou retirada);
* Criar conteúdos segmentados para seu público-alvo;
* Investir em divulgação.

Investir em divulgação é fundamental e precisa ser muito bem analisado, pois não adianta nada você ter o melhor site ou e-commerce do mundo e não ser encontrado por quem quer comprar. É como se você tivesse uma linda loja, muito bem estruturada, só que em uma ilha deserta, ou seja, não vai vender para ninguém. Tenha em mente que você alcançará muito mais possíveis clientes se você diversificar seu investimento em todos os possíveis e viáveis canais de divulgação.

pixabay
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A maioria desses canais você provavelmente já conhece e utiliza como: redes sociais, portais de busca, sites classificados, compras coletivas e em portais de notícias como o Portal Bonde. Isso mesmo! Sua oferta e sua marca poderiam estar aparecendo aqui neste portal com mais 25 milhões de visualizações mensais.

Mesmo com sua estratégia digital, você também não pode esquecer da mídia tradicional offline como outdoors, rádios, jornais, revistas e televisão. Tenha em mente que seu possível cliente está consumindo mídia em todos os lugares.

Se precisar de uma ajuda para saber por onde começar ou para onde ir, me envie uma mensagem que ajudarei você a fazer uma análise completa de seu segmento e propor algumas soluções viáveis e reais para você vender mais.

Força aí que tudo isso vai passar.

Abraços,
Marcos [email protected]
20/03/2020 - 10:42
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Neste momento em que estamos passando com o Covid19, precisamos entender que as medidas que estão sendo tomadas pelas autoridades é para evitar uma catástrofe maior. Sendo assim, já que é para evitarmos aglomerações e a recomendação é para ficaremos em casa, podemos usar nosso tempo de diversas formas, algumas operadoras de TV por assinatura já liberaram os conteúdos fechados, diversas empresas estão se mobilizando para facilitar nossas vidas neste período conturbado.

pixabay
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A internet mais uma vez está aí com um mar de oportunidades, podemos fazer muitas coisas como compras em supermercados, compras em "n" lojas virtuais, podemos pedir comida, tudo isso sem precisar sair de casa, então minha sugestão é que você utilize uma parte maior do seu tempo "livre” para aprender um pouco mais.

A internet é muito dinâmica e exige aprendizado constante para quem está querendo ganhar dinheiro com ela. Por isso resolvi relembrá-los de um post que fiz dando dicas de cursos para você aprender ou se aperfeiçoar se você já estiver prestando algum serviço de consultoria ou gerenciando campanhas nas redes sociais.

Vou destacar aqui dois pontos:
Se seu foco é trabalhar com redes sociais, mesmo se você estiver iniciando ou já tem algum conhecimento, acesse a academia do Facebook: Facebook Blueprint e faça seu cadastro e aprenda tudo sobre Facebook e Instagram tem muito conteúdo bacana lá.

Se você já administra algumas contas no Google, recomendo você dar uma olhada na Skillshop, a plataforma de aprendizado do Google (antiga Academy for Ads).

Então aproveite seu tempo "livre” para apreender mais também, click aqui e veja essa e outras dicas para você ganhar dinheiro com a internet.

Abs,
Marcos [email protected]
24/02/2020 - 11:25
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Criei este post para ajudar quem está começando com gerenciamento de campanhas no Google para sua própria empresa ou para terceiros. Este resumo vai te ajudar a entender melhor o que é e para que serve de forma prática. Essas métricas são importantes para te ajudar a ter uma visão global da campanha e se você conseguirá atingir seus objetivos.

Então vou começar pelas impressões, pois o que você mais quer quando cria um anúncio é que ele seja visto pelo maior número possível do seu público alvo certo?

Então o que é uma impressão?
A impressão é contabilizada toda vez que seu anúncio é carregado em um site ou página de resultados de pesquisa, mesmo se ele não estiver aparecendo na tela do usuário naquele momento, mesmo se ele não foi clicado, será contato uma impressão ou visualização.

pixabay
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CPM - Custo por Mil impressões ou visualizações
Aqui você fica sabendo o quanto vai pagar (valor fixo ou leilão) para cada mil vezes que seu anúncio for carregado no site que o usuário está acessando.

Já no CPM Visível (vCPM), você só vai pagar (valor fixo ou leilão) para cada mil vezes que seu anúncio for carregado no site e aparecer na tela do usuário que está acessando. Neste caso o valor pago pode ser maior.

CPV - Custo por Visualização
É uma métrica utilizada para quem tem anúncios em vídeo (TrueView). Aqui você irá pagar sempre que seu vídeo for exibido ou se o usuário interagir clicando nele, o que ocorrer primeiro será contabilizado.

Você define um valor máximo por visualização e o Google otimiza seu lance em tempo real conforme o leilão para que você pague somente o necessário para que seu vídeo apareça. Esse valor é chamado de CPV real, normalmente é menor que o valor máximo que você configurou.

CPC - Custo por Cliques
Aqui você define o valor máximo que está disposto a pagar para cada vez que um usuário clicar no seu anúncio.
Porém o Google ajusta seu lance em tempo real conforme o leilão para que você pague somente o necessário para que seu anúncio apareça (CPC Real).
Esta métrica é mais recomendada para você que está iniciando, pois você também consegue medir os resultados através do tráfego que foi para seu site através do anúncio criado.

CTR - Taxa de Cliques
É a métrica que mede a taxa de cliques no seu anúncio, aqui você fica sabendo da quantidade de usuários que visualizam seu anúncio e clicam nele. Você consegue medir o desempenho de cada palavra chave configurada no seu anúncio.

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pixabay - ctr cpc cta cpm
ctr cpc cta cpm


CPA - Custo por Aquisição
É a métrica utilizada para calcular o quanto você vendeu baseado em seu investimento. Trata-se de uma estratégia de lances inteligentes do Google ADS, recomendado para usuários mais experientes, pois ela maximiza as conversões sem exceder o custo por aquisição que você configurou.

Normalmente tem um custo mais elevado e é direcionado para uma página de captura de dados (landing page).

Se você quer se aprofundar nessas análises de métricas, é muito importante que você estude e faça a academia do Google ADS, pois assim você terá muito mais sucesso em suas campanhas online.

Abs,
Marcos [email protected]
10/02/2020 - 10:05
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Hoje vou pegar carona com o que a Jornalista Célia Musilli escreveu neste fim de semana (08 e 09/02) no jornal Folha de Londrina se referindo as "críticas" sobre o documentário Democracia em Vertigem, me fez pensar como a história se repete.

Como é cada dia mais nítido que as pessoas se deixam levar pelas suas "redes sociais", meu colega de trabalho Rafael costuma dizer que: "As pessoas leem o título de uma matéria e no máximo um parágrafo e já se tornam especialistas no assunto" e isso fica muito evidente ao ler os comentários no Facebook.

pixabay
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Agora sem querer ser redundante, mas se você não tem pensamento crítico, discernimento, não verifica a fonte da informação e não busca outra fonte de informação confiável antes de tecer um comentário, claramente você está sendo controlado por um robô, a inteligência artificial do Facebook e você pode ter se tornado um papagaio digital.

O Facebook é uma rede para você se relacionar com seus "amigos" e o que aparece em sua timeline são recomendações que o Facebook entende que você "gostaria de ler" e a partir daí você fica refém do que ele sugerir, a famosa "Bolha" digital.

pixabay
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Bolha é o termo usado para sugerir o que você está limitado e vai ter informações baseadas no seu comportamento na rede social, em o que seus amigos estão vendo, curtindo ou compartilhando.

Até porque as sugestões para você adicionar amigos no Facebook são baseados em seus contatos e histórico, que ao se cadastrar na plataforma, você já concordou em compartilhar sua lista de contatos de e-mail, telefone, fotos e tudo mais que estiver no seu smartphone com o Facebook.

A partir daí o Facebook consegue cruzar todas essas informações e fazer a mágica acontecer te recomendando pessoas que talvez você conheça, as vezes amigo do amigo, te recomenda o que você vai ler, te recomenda o que você vai ver, te recomenda a publicidade que você tem interesse em comprar, te recomenda e recomenda e recomenda e recomenda em fim, você está na bolha está limitado.

pixabay
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Minha dica para você hoje:
* Busque mais informações (fora das redes sociais) sobre o tema antes de opinar;
* Você até pode opinar baseado em suas crenças ou convicções mas não acredite que é a verdade absoluta;
* Desconecte-se das redes sociais o maior tempo possível; Saia para almoçar sem tirar o celular do bolso;
* Quando estiver conversando com outra pessoa presencialmente deixe seu celular no bolso;
* Faça uma reunião de trabalho sem ficar olhando no celular;

Existe vida fora da rede social e é sensacional, então aproveite seu dia.

Boa Semana,

Abs,
Marcos [email protected]
Bondigital
 
Compartilhar com vocês meu conhecimento adquirido com mais de 5 anos atuando com mercado digital inclusive com passagem em empresas Multinacionais. Atualmente estou como Gerente de Produtos Digitais do Grupo Folha. Vou passar dicas importantíssimas sobre o mercado digital e tendências para quem está neste mercado e precisa se aperfeiçoar ou ainda quem tem uma ideia e quer tirar do papel. Aproveitem o conteúdo e boa leitura, ah e principalmente coloquem em prática tudo que você apreender, afinal neste mundo digital não existe fórmula mágica do sucesso, tudo precisa ser testado e testado e testado e testado.



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