*****************
O Tempo tem tempo.
O burrinho não se apressa
mastigando as horas.
*******************
Em degraus de pedra.
cansada, a sombra repousa
numa tarde quente.
Esses haicais de Lena Jesus Ponte não fazem parte do livro.
*********************
Livro para o público infantil: ARCA DE HAICAIS (Editora Paulinas, São Paulo, 2012, Coleção cavalo-marinho / Série con-verso). Com sensíveis ilustrações de Marcia Misawa, o livro aborda, de forma poética, bichos de A a Z.
O haicai – pequenino poema de origem japonesa de apenas 3 versos – é muito adequado à leitura por parte de crianças, ao apresentar uma linguagem simples e desenvolver nelas as capacidades de observação e apreciação dos elementos da natureza. Desta forma, além de sensibilizá-las para a poesia, estimula a aproximação dos pequenos leitores com o universo à sua volta.
Lena Jesus Ponte nasceu em Vitória (ES), em 1950. Reside no Rio de Janeiro. Professora de Língua Portuguesa, lecionou em escolas da rede municipal de educação do Rio de Janeiro e no Colégio Pedro II. Dinamiza a Oficina da Palavra Luiz Simões Jesus e a Oficina de Haicai Luís Antônio Pimentel.
Teve poemas incluídos na revista Poesia Sempre (número 17), da Fundação Biblioteca Nacional, e na Revista Brasileira (número 37), da Academia Brasileira de Letras.
Livros da autora: Meu mundo, Revelação, O corpo da poesia, Estações interiores - haicais,
Paçoca: a foca que sonhava em ser poeta, Na trança do tempo - haicais e Ávida palavra.