Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Broto de Bambu (Takenoko)

03 jan 2017 às 11:41
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Olá, pessoal!
Tudo bem?
Vamos começar o ano explicando como preparar um ingrediente que entra em outras receitas interessantes - como as tirinhas de carne com broto de bambu.
O bambu é tido, no Oriente, como símbolo de multiplicação, generosidade e flexibilidade.
Acredita-se que broto de bambu - que os japoneses chamam de takenoko - também tem uma série de propriedades terapêuticas, além de ser uma excelente fonte de fibras e de ser realmente delicioso.
Vamos lá!

Ingredientes:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Brotos de bambu
Bicarbonato de sódio
Água
Vinagre
Sal

Leia mais:

Imagem de destaque

Macarrão com Shimeji e Ervilha

Imagem de destaque

Caipirinha

Imagem de destaque

Sunomono

Imagem de destaque

Tender ao Molho de Laranja


Modo de Fazer:

Publicidade


O primeiro passo é limpar os brotos.
Corte a base até perceber que a faca trabalha sem muita dificuldade (o negócio é aproveitar apenas a parte mais macia), e depois vá tirando com cuidados as folhas, uma a uma, até deixar apenas a parte interna. Dispense a ponta (que tem apenas folhas mesmo). Corte em pedaços de aproximadamente 0,7cm de espessura, no sentido horizontal, na base, e a parte superior em dois ou três pedaços no sentido longitudinal.






Depois de fazer essa operação com todos os brotos, coloque em uma panela, cubra com água e uma colher de chá de bicarbonato de sódio e leve ao fogo até levantar fervura. Quando ferver, apague o fogo, deixe mais alguns minutos na água e depois lave em água corrente. Repita a operação por três vezes. Se você estiver usando uma panela de alumínio, adicione um fio de vinagre, para não pretejar.





Você pode deixar de um dia para o outro, na geladeira, com uma solução de água e sal (mas é bom não demorar para usar, porque pode azedar).


E assim está pronto para ser usado nas mais diversas receitas - como de refogados com carnes ou legumes, por exemplo!



É isso aí, pessoal!
Você pode preparar o ingrediente a partir das mais diversas espécies de bambu - as de maior porte rendem mais e, surpreendentemente, são em geral mais macias.
Como sempre, estão todos convidados a participar!
Para ver outras receitas e resenhas, dê uma olhada no nosso índice, e também curta nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades que trazemos para cá e de outras notícias, sugestões e curiosidades que compartilhamos diariamente apenas por lá mesmo.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade