Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

A Promoção para Cargos Estratégicos

25 jan 2011 às 09:27
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para ocupar uma posição estratégica em sua empresa é necessário, antes de mais nada, ser estratégico em relação à própria carreira.


Um dos principais objetivos dos profissionais que planejam suas carreiras é a promoção para cargos estratégicos dentro das organizações nas quais trabalham. Entretanto, o que é necessário para ocupar tais posições e quais os cuidados a serem adotados?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Primeiramente, é bom saber que, enquanto os cargos de nível intermediário – supervisão e coordenação, por exemplo – exigem habilidades técnicas e interpessoais, os cargos estratégicos requerem habilidades conceituais. Sendo assim, é imprescindível que o profissional consiga antecipar tendências de mercado, tenha visão global acerca do negócio e investigue os efeitos de longo prazo das decisões tomadas no momento atual, dentre outras competências.

Leia mais:

Imagem de destaque

O Modelo de Gestão do Barcelona

Imagem de destaque

O Ano Não Começa Após o Carnaval

Imagem de destaque

Começa a mudar perfil dos funcionários nos supermercados

Imagem de destaque

Você já fez seu plano de vida para 2011?


O problema é que geralmente os cargos operacionais e táticos não propiciam o desenvolvimento de habilidades com tamanha especialização, pois as atribuições e responsabilidades destes níveis são muito diferentes das posições estratégicas. Assim, se você tem sido "provocado" a entregar aquilo que geralmente é exigido somente do staff principal da companhia, comemore intensamente e saiba que sua carreira encontra-se em franco crescimento.


Isto explica porque é tão difícil ascender em organizações que não proporcionam a oportunidade das pessoas aprenderem a pensar estrategicamente. Mas, o que as empresas têm feito de maneira objetiva para que seus colaboradores passem a pensar estrategicamente? Em especial, oportunizado que eles participem dos processos de tomada de decisão a fim de aprenderem aquilo que infelizmente seus cargos nunca exigirão.



Publicidade

Últimas notícias

Publicidade