Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

O jovem no mercado de trabalho

31 dez 1969 às 21:33
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Ter o ensino médio completo, boa fluência verbal e investir em cursos profissionalizantes que atendam às necessidades das empresas. Este é o perfil do jovem que os recrutadores buscam no mercado de trabalho, de acordo com a pesquisa "O problema da contratação de jovens na visão do empregador", realizada pelo Instituto de Pesquisa e Tecnologia Gerencial Aplicada (IPGA).

Segundo o estudo, que ouviu 49 profissionais da área de recursos humanos de empresas dos setores industrial, comercial e de serviços, 47% das empresas exigem que o jovem tenha, pelo menos, o ensino médio completo e cerca de 30% consideram que, além do ensino médio, deve apresentar também boa fluência verbal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em relação aos conhecimentos complementares, aqueles adquiridos com cursos técnicos e de capacitação, as empresas do segmento industrial buscam candidatos que tenham feito aulas de mecânica, elétrica, instrumentação, solda, caldeiraria, segurança do trabalho e informática básica.

Leia mais:

Imagem de destaque

O Modelo de Gestão do Barcelona

Imagem de destaque

O Ano Não Começa Após o Carnaval

Imagem de destaque

Começa a mudar perfil dos funcionários nos supermercados

Imagem de destaque

Você já fez seu plano de vida para 2011?


Já as empresas do setor comercial preferem contratar pessoas com conhecimento técnico em atendimento, informática básica, técnica de vendas, qualidade total (5S) e telemarketing. Para o setor de serviços, os candidatos devem apresentar conhecimento em técnica de atendimento, informática básica e telemarketing.


As qualidades comportamentais também são apontadas pela pesquisa como o grande mantenedor do jovem no mercado de trabalho, pois os empresários não estão selecionando os candidatos apenas pelo conhecimento técnico. Entre as características pessoais que as empresas buscam nos candidatos, a responsabilidade e a proatividade (iniciativa) foram as mais citadas, com 45% de lembrança por parte dos entrevistados.

E você, o que pensa a respeito dos resultados desta pesquisa?


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade