Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Muitas Surpresas!

19 ago 2009 às 16:26
- Alba Gata
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Viver em Nova Iorque e’ ter a oportunidade de conhecer um pedacinho do mundo em cada esquina.Uma aventura!!. Se voce e uma pessoa extrovertida, aquele tipo que gosta de falar com todo mundo, maravilha…vai ter a oportunidade de conhecer muita gente de varias partes do pais e do mundo. Por outro lado, se voce e’ do tipo mais observador (a),that’s ok…o que nao falta por aqui sao novidade e fatos surpreendentes!
Comigo as coisas acontecem mais ou menos assim: De manha saio pra rua e encontro logo a vizinha Italiana que fala comigo numa mistura de Ingles com Italiano. Eu gosto de dirigir mas se decido pegar um taxi, o motorista pode ser de Guine-Bissau ou da India. Esta ai uma grande oportunidade de explorar os conhecimentos geograficos e culturais!!! Sem falar da variedade de restaurantes tipicos com comidas deliciosas de muitas partes de mundo. No outro dia eu estive em um seminario na Uniao de jornalistas de NY e conheci um Indiano que ficou felicissimo ao saber que eu era brasileira. Foi logo dizendo que tem muitos amigos brasileiros e que assiste a novela "caminho das Indias" para aprender portugues. Sem dizer o quanto ele disse se sentir honrado pela forma como a novela esta mostrando a cultura da India!
Se voce souber falar um outr idioma, ou quer aprender…fantastico…esse e’ o lugar certo!Nao ira faltar oportunidade para praticar com uma que nasceu no pais de origem da lingua que voce quer aprender. Eu por exemplo, nao sabia nada de espanhol. Hoje, ja me encontro em algumas situacoes onde me vejo como enterprete para pessoas que so falam espanhol.
Eu sei que espanhol e facil…tudo bem…mas pretendo ampliar os meus conhecimentos e o proximo idioma e o Italiano….muito em breve.
Continuando…Eu moro em uma cidade onde a populacao japonesa e’ relativamente grande. Alem de muitos Italianos, britanicos e alguns brasileiros. No inverno passado, em uma tarde relativamente fria, eu fui buscar minha filha na escola e estava sentada em frente a um parquinho onde meu filho menor brincava. Do meu lado direito havia um grupo de 4 mulheres falando ingles, um pouco mais a frente um outro grupo falando japones, do meu lado esquerdo uma mae estava chamando a atencao da filha em Italiano, e sentado ao meu lado no banco estava uma moca japonesa. Eu fiquei apreciando os sons ao meu redor, olhei para o lado, observei a japonesa, diga- se de passagem, gostei do seu relogio!!!Entao Pensei: Que diversidade cultural...quantos idiomas estou ouvindo ao mesmo tempo….Derrepente eu vi meu filho subindo o escorregador ao contrario e chamei a sua atencao em portugues. Entao a moca que estava ao meu lado perguntou: Voce fala portugues? Eu levei um susto!!!Pensei tudo, menos que ela falasse portugues! Meio gagejando eu respondi, Yes!
Meu Deus que resposta!! Eu pedi desculpas ( I’m sorry...) e disse sim, eu sou brasileira e falo portugues. Ela me disse que era de Maringa PR e veio para estudar e trabalhar como "Aupair". Que coincidencia nao?!Coversamos um pouco sobre as dificuldades do imigrante; da solidao, da saudade de casa e da comidinha da mamae. Tambem da vontade de ouvir portugues, que no caso dela e mais dificil porque mora em casa de americanos onde todos so falam ingles. Bem …o papo estava bom mas ela teve que ir, pois estava ali para buscar as criancas na qual ela cuida e que tambem estudam no collegio.


Alba Gata
Alba Gata


Muitas surpresas! Se voce estiver interessado em explorer e aprender sobre novas culturas, este e’ o melhor lugar. Todos os dias uma nova historia, um novo episodio com muitas surpresas... de viver nos Estados Unidos da America. Na proxima te conto mais.....

Cadastre-se em nossa newsletter

Alba Gata
Alba Gata

As fotos foram tiradas por Alba Gata "fotografa brasileira"


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade