Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Eleições 2010: os laranjas da internet

22 nov 2009 às 18:42

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As eleições de 2010 ainda estão distantes, mas toda aquela movimentação típica do jogo político-partidário já começou. E a web, é claro, não fica de fora disso. Com ou sem regras de restrição a divulgação de informações sobre candidatos na internet, o fato é que no tapetão eletrônico o buraco é mais embaixo.

Na mídia tradicional (rádio, tv, mídia impressa), que se propõe a escrever/falar de política põe a cara para bater. Se um jornal saí da linha, é muito fácil um candidato que se julgou prejudicado acionar a Justiça e obter reparação (na maioria das vezes na forma de direito de resposta). Claro que a coisa não é tão rápida nem justa quanto gostaríamos, mas funciona.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Agora, na web a coisa muda de figura. Primeiro porque nem tudo que é lido por aqui é publicado por aqui (ou seja, o computador onde tal conteúdo está pode estar em qualquer lugar), o que dificulta o trabalho da Justiça para retirar material ofensivo do ar. Também é uma mídia na qual nem sempre quem opina ou publica põe a cara para bater. No jornal, tá lá bem claro o nome do repórter, o nome do responsável pelo veículo. Na web, não.

Leia mais:

Imagem de destaque

Nada se cria

Imagem de destaque

Mudar o mundo pela internet é possivel

Imagem de destaque

Twitter não faz ninguém virar Obama

Imagem de destaque

Nem tudo é transparência na web


Claro que isso nunca impediu que tivéssemos laranjas por trás da média tradicional em eleições passadas. Todo mundo que acompanha política já viu os famosos jornais-laranjas que aparecem de repente em ano de eleição para convenientemente divulgar toda a "verdade" sobre um ou outro candidato. Já tivemos episódios em que a grande mídia se comportou de forma lamentável (vide debate Lula-Collor).

Publicidade


Mas na web a coisa é mais complicada. Isso porque todo mundo adora uma teoria da conspiração. E os blogs, twitters e outros meios de disseminar informação estão cheios de pessoas dispostas a falar sobre tudo. Um laranja numa terra dessas vira rei. O laranja é aquela pessoa que é paga, de um jeito ou de outro, para disparar informações.


Os laranjas realizam todo tipo de serviço sujo. Eles entram em blogs e comunidades da web para postar comentários/acusações. Eles mantém blogs que divulgam informações supostamente exclusivas. Usam o Twitter para espalhar fofocas. Postam vídeos no You Tube para ridicularizar o adversário.


Como muitas vezes a grande mídia não consegue ou não pode noticiar determinado assunto, os laranjas acabam conquistando as pessoas com esse discurso de "aqui está o que não estão te contando". Afinal de contas, quem é que não quer saber o que rola nos bastidores?

Mas porque a grande mídia não noticia? Na maioria das vezes porque não há comprovação documental. Ou seja, não há provas. E se não há provas não se trata de fato, e sim especulação. O repórter sério, cuidodoso que sabe que será cobrado inclusive judicialmente se cometer uma leviandade não topa assinar um artigo baseado em especulação. Mas os laranjas da internet topam qualquer coisa. É para isso que eles são pagos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo