Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Mentiras

31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade
Tem gente que diz que não tolera mentira.
Mas vamos combinar que todo mundo mente, ou pelo menos esconde e disfarça coisas.
Existem até estudos dizendo que ouvimos não sei quantas mentiras por dia (reconheço que fiquei bastante decepcionada quando vi os múmeros. não sabia que mentiam tanto para mim!).
Costumo dizer que existem tipos de mentiras.
A primeira é a mentira maldosa. É quando a pessoa mente sabendo que está agindo errado, mas ainda assim mente. Sabe quando o namorado diz que não tem ideia de quem seja a pessoa que está mandando mensagens românticas para ele quando na verdade ele conhece bem até de demais a moça? É esse tipo de mentira. Ela vem geralmente do medo, da vergonha (ou da falta dela) e até do mau caráter (essa é a pior de todas).
A segunda eu chamo de mentira piedosa. É quando você mente por um sentimento de compaixão ou pena da pessoa. Por exemplo, um cara que você acaba de conhecer, e que achou feio, dá uma bela investida. Ao invés de dizer que não curtiu o pretendente devido aos seus atributos físicos, você diz que não quer ficar com ninguém, que tem namorado... Mentiras piedosas. A gente sempre as usa, seja por dó, por educação e até por carinho (provavelmente você já disse que adorava muito alguém que mal conhecia durante uma bebedeira. aquilo não era uma mentira piedosa?).
Também existem as mentiras sinceras. Quem nunca se perguntou o que é isso depois de escutar Cazuza? Para mim são as mentiras que contamos com boa intenção. É quando você muda um pouco o recado para amenizar um desentendimento entre dois amigos. Ou então diz pro namorado que o cara que acabou de sair estava pedindo uma informação quando na verdade ele estava te cantando. Usamos essa categoria para defender quem gostamos, para evitar discussões e também por carinho.
Posso aceitar as mentiras piedosas e as sinceras (também admito que as uso), mas não entendo o porquê das mentiras maldosas.
Que graça tem conseguir algo através de uma história inventada? Por que fazer com alguém uma coisa que você não tem coragem de admitir depois?
Esse tipo de mentira não sei perdoar.
Mas gente sincera demais também acho difícil. Sabe aquela pessoa que é até grosseira sem necessidade só porque está falando a verdade? Não gosto não. E acho que muita gente é assim também. Falamos que não suportamos mentira (famosos adoram dizer isso nas entrevistas, mas é tudo mentira!) mas na verdade muitas vezes também não gostamos da verdade.
E nesses casos às vezes seguimos mentindo para nós mesmos (esse para mim é o quarto tipo de mentira: a sem sentido!).

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade