Estamos saindo do período do ano em que mais se consome o espumante. Diversas ações de divulgação marcaram o verão brasileiro.
Entre elas está a ação da Vinícola Salton, que montou um espaço em Jurerê Internacional (SC), para ter aproximação com os consumidores. Mas outras vinícolas brasileiras adotaram ações semelhantes, de modo a atender apreciadores de nossos espumantes tanto sobre a areia da praia, em carrinhos refrigerados, até as arquibancadas do Carnaval. Essa ação foi desenvolvida pela Miolo Wine Group, que tomou a iniciativa e faz das praias de diversos estados, um local para encontrar os produtos a preços acessíveis.
Essa agressividade no marketing significa amadurecimento, confiança em seus produtos e requer um bom conceito junto aos consumidores, o que parece ser uma conquista irreversível. Tem muita gente elogiando nossos espumantes pelo mundo afora, tem muita gente se somando a um mercado interno que cresce com firmeza, em paralelo a um permanente crescimento também na qualidade.
Os enólogos e produtores estão entusiasmados com o que a safra 2012 pode nos oferecer. O ano começou otimamente para os espumantes gaúchos, novos recordes de vendas foram verificados na época de festas. E o melhor é que o espocar das rolhas prosseguiu no verão, por todo o litoral brasileiro.
Diego Juchnievski