Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Estudo diz que componente do vinho ajuda a reverter sintomas da obesidade no sistema imunológico

13 fev 2014 às 11:01
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O resveratrol, componente encontrado no vinho tinto, pode neutralizar os efeitos do ganho de peso no sistema imunológico

Estudos realizados na Universidade do Texas revelaram que um componente encontrado no vinho tinto, o resveratrol, pode aliviar os efeitos causados que uma dieta rica em gorduras inflige no sistema imunológico. "Em estudos pré-clínicos, o resveratrol tem se mostrado ser benéfico em retardar o processo de envelhecimento e inibir alguns dos efeitos deletérios associados à obesidade", afirma Christopher Jolly, professor associado do Departamento de Ciências da Nutrição da Universidade do Texas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O estudo mostrou que os ratos que receberam uma dieta rica em gordura e doses de resveratrol ganharam menos peso do que aqueles que não receberam o componente. A pesquisa, publicada no Journal of Nutritional Biochemistry, sugere então que o resveratrol pode proteger contra o ganho de peso e neutralizar seu impacto no sistema imunológico. Os cientistas acreditam que o resveratrol exerce um efeito protetor no timo, o órgão responsável pela resposta imunológica das células, previnindo seu envelhecimento precoce em decorrência de uma dieta não balanceada. A diminuição da atividade desse órgão é o que faz com que pessoas mais velhas sejam mais susceptíveis a doenças infecciosas.

Leia mais:

Imagem de destaque

Os maiores consumidores per capita de vinhos no mundo

Imagem de destaque

China será o maior produtor de vinho do mundo em cinco anos

Imagem de destaque

Leilão em Hong Kong quebra recorde de preço para Romanée-Conti

Imagem de destaque

História do Vale dos Vinhedos será tema de documentário


"Mesmo se você estiver em um dieta não saudável, há coisas que você pode consumir simultaneamente que podem protegê-lo de alguns dos efeitos nocivos de uma dieta não balanceada. O resveratrol é um deles", diz Jolly.


Fonte: Revista Adega


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade