10/12/19
º/º
PUBLICIDADE
Isabel Furini
Isabel Furini
08/12/2019 - 07:41
Imprimir Comunicar erro mais opções
Ainda ontem
Helena Kolody
Estava no meio
De nós...
Hoje brilha no céu
Como se não houvesse
Passado.

Amaury Nogueira
Poeta Paranaense
Acadêmico da AVIPAF - Cadeira 37



A palavra é poesia
que o ego esvazia...
mais... semeia
palavras de ordem
aos que têm no peito
a sensibilidade
de enteder o ontem, o hoje e o amanhã...

Amaury Nogueira
Poeta Paranaense

***

Já não importam as críticas...
ainda tenho sementes
de poesias a plantar!

Amaury Nogueira
Poeta Paranaense

***

No garimpo das letras
As preciosas pedras
São o reconhecimento
Os diplomas de acadêmico
Recém chegado dos becos,
dos guetos e das ruínas
de São Francisco!

Amaury Nogueira
Poeta Paranaense

***

Poesias são como folhas secas
lançadas ao vento,
para onde o vento soprar
elas vão...

Amaury Nogueira
Poeta Paranaense

***

Alfa
Beto
Mostrou-me
Suas
Letras
Corri
Apanhei
Os
Óculos
E
Das
Letras
Fiz
Poemas...

Amaury Nogueira
Poeta Paranaense
05/12/2019 - 17:38
Imprimir Comunicar erro mais opções
O lançamento da coletânea de poemas das escritoras do Coletivo Marianas, acontecerá em 06 de dezembro de 2019, a partir das 17h., no Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França, Av. Mal. Floriano Peixoto, 458 - Centro, Curitiba - PR.

O livro MARIANAS, publicado em parceria com Anadara brasiliana, reúne 26 autoras, com poemas e crônicas selecionadas de seus livros publicados por Marianas Edições entre 2016 e 2018.

Autoras:
Ana Valéria Fink, Andréia Carvalho Gavita, Araci Labiak, Deisi Jaguatirica, Elciana Goedert, Elieder Corrêa da Silva, Francielle Costacurta, Ieda Vidal, Jaqueline Balthazar Silva, Laura Monte Serrat, Marcia Wojcichoski Prado, Mari Quarentei, Maria Lorenci, Mayra Corrêa e Castro, Nanci Beatriz de Lara Reis, Neysi Oliveira, Patrícia Claudine Hoffmann, Priscila Prado, Rita Delamari, Rita Maria Kalinovski, Rosa Maria Mano, Rosana Barroso Miranda, Samantha Beduschi Santana, Shirley Pinheiro, Vera Lúcia de Paula Paixão, Zoe de Camaris.


Programação
Sessão de autógrafos com as autoras
Sarau do Coletivo Marianas
Show com Michele Mabelle (abertura)

Entrada franca.
27/11/2019 - 15:52
Imprimir Comunicar erro mais opções
Com poemas curtos em linguagem clara, humor, fina ironia e transitando por temas diversos, o escritor Dinovaldo Gilioli lança, em Curitiba, seu livro "Inventário de Auroras”. O lançamento ocorre dia 01/12 (domingo), das 10 às 14 hs, na Feira do Poeta - Centro Histórico - Largo da Ordem. Durante o evento, aberto a todos, o poeta autografará a sua obra e fará uma intervenção com o objetivo de aproximar a palavra poética do público.

"Inventário de Auroras” é resultado do Prêmio Miau de Literatura e foi selecionado entre 328 obras inscritas, de todas regiões do Brasil. Feito de forma artesanal e com papel reciclado, foi publicado pela editora Costelas Felinas, de São Vicente/SP, promotora do Prêmio.

Gilioli tem 7 livros e poemas em mais de 20 antologias, devido a premiações literárias. Possui artigos em jornais e revistas do país, principalmente veículos alternativos. Foi editor da revista "Pantanal”, divulgando trabalhos de poetas e contistas brasileiros. É um dos coordenadores do concurso literário Conto e Poesia, promovido pelo Sinergia (Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis). Realizou com os artistas plásticos Schneider e Marcelo Pagliarim, os projetos Arte e Poesia em Movimento e O silêncio arde; expondo os trabalhos na capital paranaense e catarinense. O escritor é natural de Leópolis (1957), no interior do Paraná, já morou em Curitiba e reside em Florianópolis/SC.



Serviço:
Inventário de Auroras (2a Ed. - 2019)
Autor: Dinovaldo Gilioli
Valor: R$ 15,00
Lançamento: Feira do Poeta de Curitiba (no Largo da Ordem)
26/11/2019 - 12:01
Imprimir Comunicar erro mais opções
Está no prelo o novo livro dos romancistas Helena Douthe e Franccis Yoshi Kawa, que será publicado pela editora Insight de Curitiba.
Nas palavras de Helena: O livro "Namida Taiko” tem um fundo histórico, conta um pouco sobre a geada de 1975, onde foi devastada a plantação de café da colônia em uma noite apenas, modificando assim o futuro duma porção da população que ali habitava. Tentamos passar o que era viver num ambiente dentro de uma colônia japonesa. Os elementos de ficção compõem a obra para deixa-la mais suave e bem humorada."

25/11/2019 - 06:51
Imprimir Comunicar erro mais opções
Em 24 de novembro, foi inaugurada a exposição "Palavras Poéticas", com poemas de Isabel Furini e Neyd Montingelli e fotografias do Decio Romano, no espaço da Feira do Poeta de Curitiba. O curador do espaço é o poeta Geraldo Magela Cardoso. O poeta Daniel Mauricio foi o mestre de cerimônias. O evento teve o apoio da AVIPAF (Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia), e da Fundação Cultural de Curitiba.

No evento foram lidos poemas e receberam a Medalha da AVIPAF (Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia), os poetas Amaury Nogueira e Rita Delamari.

Recebeu uma Medalha do Projeto Poetizar o Mundo a poeta e professora Conceição Gómes. O jornalista Willy Schumann recebeu de Mérito Cultural pelo trabalho que realiza em prol da cultura. Foram entregues duas Medalhas in memoriam. A Medalha outorgada ao poeta Carlos Eduardo Muniz foi entregue à Clara Yoahizawa Muniz e a Medalha outorgada à Isabel Sprenger Ribas, foi recebida pela poeta Arriete Rangel de Abreu.

Depois foi o momento de entregar os Certificados da exposição "Ensueños" que aconteceu neste ano, em Medellin, Colômbia, aos poetas: Daniel Mauricio, Decio Romano, Geraldo Magela e Maria Antonieta Gonzaga Teixeira. Também recebeu certificados pela participação em duas exposições de Comodoro Rivadavia (Patagônia Argentina), a artista plástica Katia Velo. As poetas Elciana Goedert, Neyd Montingelli e Maria Antonieta Gonzaga Teixeira receberam certificados por participações realizadas no ano passado.

Depois foi o momento poético, no qual os poetas realizaram leitura dos poemas de Isabel Furini e Neyd Montingelli, e de seus poemas.
Realizaram hoemangem poética ao Dia da Palavra Como Vínculo da Humanidade (data criada pelo Museu da Palavra da Espanha), os poetas Paulo Roberto de Jesus, Rita Delamari, Vanice Zimerman e Daniel Mauricio. Outros poetas presentes também declamaram poemas da própria autoria. Destacamos a presença de Jefferson Dieckmann, Presidente da AIL - Academia Sul- Lourenciana, de Maria Teresa Marins Freire, da AJEB; dos romancistas Helena Douthe e Franccis Yoshi Kawa, da diretora da Escola de estilismo ANSA, Adélia Parron Alvarez. Também prestigiaram o evento a jornalista cultural Katia Velo, o jornalista e advogado Mesael Caetano dos Santos (programa de rádio Direito e Cidadania); o jornalista José Fiori, o jornalista Xandy Novaski, o fotógrafo e jornalista Decio Romano, e os jornalistas Willy Schumann e Elaine Belletti Schumann (do Paraná Imprensa). O clima foi de alegria, emoção e muita poesia!

A exposição permanecerá até a primeira semana de Fevereiro/2020.

Fotografia de Katia Velo
Fotografia de Katia Velo

Fotografia de Katia Velo

Fotografia de Katia Velo
Fotografia de Katia Velo

Fotografia de Katia Velo

Fotografia de Jefferson Dieckmann
Fotografia de Jefferson Dieckmann

Fotografia de Jefferson Dieckmann

Fotografia de Katia Velo
Fotografia de Katia Velo






Fotografia de Katia Velo
Fotografia de Katia Velo


Fotografia de Katia Velo
Fotografia de Katia Velo






Fotografia de Katia Velo
Fotografia de Katia Velo
Isabel Furini
 
Isabel Furini, escritora e educadora. Recebeu prêmios em concursos de poesia e de contos. Publicou 15 livros, entre eles: Mensagens das Flores e Ele e outros contos. Também escreve para o público infanto-juvenil. É autora da coleção "Corujinha e os Filósofos" da Editora Bolsa Nacional do Livro de Curitiba.



ARQUIVO
Mês
Ano
AVISO: Opiniões e informações contidas nos blogs hospedados nesta plataforma são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem os valores do Portal Bonde.
PUBLICIDADE