23/02/20
32º/19ºLONDRINA
Isabel Furini
Isabel Furini
14/05/2019 - 07:06
Imprimir Comunicar erro mais opções
Helena Douthe e Franccis Yoshi Kawa, acadêmicos da AVIPAF (Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia) realizam a dificil tarefa de escrever a quatros mãos. Helena empresta ao romance um pouco de lirismo, enquanto Franccis gosta de apresentar momentos histórica soba a roupagem da ficção. Eles conseguiram dara força e emoção ao romance "OS VELHACOS" - o poder, o amor, a trapaça, as desilusões, fazem parte deste romance. Ele foi lançado e está a venda nas Livrarias Curitiba. O livro foi publicado pela editora Insight de Curitiba. Na noite de autógrafos, acadêmicos da Avipaf, escritores, amigos e familiares dos escritores prestigiaram o evento.




Sonia CArdoso, Daniel Mauricio e Isabel Furini
Acadêmicos da AVIPAF

10/05/2019 - 21:27
Imprimir Comunicar erro mais opções
A Academia de Letras de Toledo – ALT, em parceria com a Revista Philos, abre as inscrições do 3º Concurso de Haicai de Toledo – Kenzo Takemori, edição 2019, com o tema "Cerejeira do Japão (Sakura)".

Com as edições de 2017 e 2018, o concurso recebeu inscrições de diferentes continentes, tornando visível o gosto dos poetas pelo poema que canta a natureza em sensíveis versos. A escolha do tema foi inspirada no nome do Grêmio Haicai Sakura, fundado e instalado na cidade de Toledo-PR, no dia 17 de julho de 2018, com o intuito de contribuir com a aclimatação ao Brasil desse poema de origem japonesa. Sakura é a flor-símbolo da efemeridade da vida. E, por sua brevidade, o haicai à flor da Cerejeira do Japão se assemelha.

Na data da premiação do concurso, a ser anunciada posteriormente, serão publicados, em um caderno especial, impresso, os poemas vencedores das edições 2017, 2018 e 2019.

Faça parte da história do Haicai de Toledo que tem como objetivo principal divulgar o pequeno poema.

O concurso é uma forma de encorajar e trazer à luz novos poetas, novos haicaístas. Vale participar!

Lucrecia Welter Ribeiro
Presidente da Academia de Letras de Toledo – ALT

Jorge Pereira
Editor Chefe da Revista Philos
09/05/2019 - 21:43
Imprimir Comunicar erro mais opções
De onde ela veio eu não sei...

Pois algumas coisas que escrevo vem por mágica
Está foi mais uma que veio do nada
Quando começo a escrever sinto que o meu coração dispara

Se é escrita por mim não sei
Mas sinto que vem de dentro de algo profundo
Não posso dizer com certeza se é ou não
Deste ou de outro mundo

Acho que não tenho capacidade para tanto
Pois muitas verdades escrevi
Pois os sentimentos brotam na minha alma
Peço desculpas se alguém ofendi

O meu vocabulário é parco
Nem faculdade eu tenho
Mas ás minhas mensagens sinto ser importantes
E por meu empenho

Não ligo para os letrados
Porquê a vida para mim é como ela é
Poderia ter me espelhado em Chico Buarque, Roberto Carlos ou Drummond, mas não....
Fui me espelhar justamente em Patativa do Assaré.

Autor: Luiz Carlos Brizola

08/05/2019 - 02:35
Imprimir Comunicar erro mais opções

Eu, Isabel Furini, administradora do blogue "Falando de Literatura", do Portal Bonde, fiquei honrada ao receber de mãos da poetisa Conceição Gomes, o Certificado de Amigo da Poesia, da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro.
Outros poetas também receberam a honraria, entre eles, os coordenadores da Feira do Poeta, Geraldo Magela Cardoso e Luiz Carlos Brizola.

Também tive a oportunidade de ministrar uma palestra sobra "A Arte de Escrever", para os acadêmicos do Portal do Poeta Brasileiro. Na ocasião recebi uma rosa que é simbolo da sensibilidade poética.
Também palestraram os poetas: Cirlei Fajardo. Na foto: Regina Bostulim, Cirlei Fajardo, Geraldo Cardoso, Siomara Reis Teixeira, Conceição Gomes e Luiz Carlos Brizola

Agradeço aos organizadores do evento, especialmente à nossa amiga poetisa Conceição Gomes.


Fotografia de Sirlei Fajardo. Na foto:Regina Bostulim, Cirlei Fajardo, Geraldo Cardoso, Isabel Furini, Siomara Reis Teixeira, Conceição Gomes e Luiz Carlos Brizola

06/05/2019 - 10:43
Imprimir Comunicar erro mais opções
O escritor e poeta Sinval da Silveira Pinto lança seu novo livro intitulado "Forjando as Palavras – Na alegria da Vida", que retrata suas andanças pelo Brasil na lida com o gado. O evento acontece no dia 7 de maio, às 18 horas, no hall de entrada da Biblioteca Pública do Paraná.

É nos estradões empoeirados do Brasil que Sinval da Silveira Pinto toca o seu berrante, cujas variações sonoras emitem mensagens para os demais peões, além de acalmar o gado e estimular a marcha desejada da comitiva.
Nos intervalos da lida com o gado, no silêncio da noite, a fogueira do acampamento oferece a luminosidade necessária para o autor escrever poesias inspiradas em suas memórias, vivências e desafios que o sertão apresenta.
Nascido em Ribeirão do Pinhal, Norte Pioneiro, o escritor iniciou sua carreira literária em 1996, na 14ª Bienal do Livro em São Paulo, com o livro intitulado "Nos Rodeios da Vida". O inseparável berrante serviu para atrair leitores que circulavam pelos corredores da Bienal. A imprensa, ávida por novidades, deu destaque para a sua inusitada participação em um dos eventos literários mais prestigiados do país, o que lhe conferiu o título de 1º cowboy poeta brasileiro.
A partir daí ele não parou mais. Seus livros conquistaram a admiração de famosos como Pedro Bial, Renato Teixeira e Sérgio Reis, este último seu amigo de longa data.

"Forjando as Palavras – Na alegria da Vida" é o 4º livro do autor e será lançado na Biblioteca Pública do Paraná, no dia 7 de maio, a partir das 18 horas. O evento é aberto ao público em geral.


Serviço:
Coquetel de lançamento do livro de poesias: "Forjando as Palavras – Na Alegria da Vida" de Sinval da Silveira Pinto
Local: Biblioteca Pública do Paraná
Data: 7 de maio (terça-feira).
Horário: das 18 às 20 horas
Contato: (41) 99607-0335
Isabel Furini
 
Isabel Furini, escritora e educadora. Recebeu prêmios em concursos de poesia e de contos. Publicou 15 livros, entre eles: Mensagens das Flores e Ele e outros contos. Também escreve para o público infanto-juvenil. É autora da coleção "Corujinha e os Filósofos" da Editora Bolsa Nacional do Livro de Curitiba.



ARQUIVO
Mês
Ano
AVISO: Opiniões e informações contidas nos blogs hospedados nesta plataforma são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem os valores do Portal Bonde.
PUBLICIDADE