Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Hora de mostrar serviço

05 ago 2011 às 12:29
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Convocado para amistoso com Alemanha, londrinense Fernandinho quer aproveitar a oportunidade para impressionar o técnico Mano Menezes

Thiago Mossini
Reportagem Local

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Onze meses atrás, um londrinense saía da alegria extrema para um drama. O meia Fernandinho, do Shakhtar Donetsk, fazia seu primeiro jogo pelo clube ucraniano após voltar de uma semana treinando com a seleção principal. A equipe vencia o Obolon Kiev por 1 a 0, até que ele foi tentar um chute a gol e foi calçado pelo adversário. Fernandinho fraturou duplamente a tíbia direita e perdeu o restante da temporada e uma possível convocação para a Copa América. Agora, quase um ano depois, vê uma nova chance surgir com a convocação para o amistoso do Brasil contra a Alemanha, na próxima quarta-feira, em Stuttgart, e não quer desperdiçar.

Leia mais:

Imagem de destaque

Cincão decide futuro na Cotif

Imagem de destaque

Medíocre, Brasil está eliminado

Imagem de destaque

Tubarão representado em la Plata

Imagem de destaque

Tumulto para chegar perto de Larissa Riquelme


''O importante é que consegui me recuperar bem e voltar a jogar bem. A convocação faz parte dessa sequência boa'', disse Fernandinho, que em seis anos no Shakhtar, conquistou quatro vezes o Campeonato Ucraniano, além de duas Copas da Ucrânia e a Copa Uefa (hoje, Liga Europa), na temporada 2008/2009.

Publicidade


O jogador de 26 anos foi lembrado na segunda convocação da Era Mano Menezes para um período de treinamentos na Espanha, entre os dias 2 e 8 de setembro do ano passado. Ele participou do jogo-treino contra o Barcelona B. Entrou no segundo tempo no lugar de Philippe Coutinho e fez o terceiro gol da vitória por 3 a 0.


Fernandinho falou com exclusividade à FOLHA sobre a nova chance. No papo, contou que não está ansioso, mas sim confiante em um bom desempenho com a camisa amarela. Contou ainda das expectativas para a temporada europeia e do desejo de reencontrar o parceiro Jadson na seleção:

Publicidade


Ansioso por essa nova oportunidade na seleção?


Para falar bem a verdade, estou muito tranquilo. É até estranho falar assim. Mas se eu tiver a oportunidade, e acredito que vou ter, espero jogar bem e corresponder às expectativas para poder voltar outras vezes. Meu objetivo é estar na Copa de 2014 e são três anos para trabalhar para se manter.

Publicidade


Você acha que se não tivesse se machucado estaria no grupo que disputou a Copa América?


É difícil dizer. (A lesão) Foi muito tempo antes. Alguns que estavam na lista quando eu estava não foram (para a Argentina). Outros que não estavam sendo convocados acabaram indo. O importante é que consegui me recuperar bem e voltar a jogar bem. A convocação faz parte dessa sequência boa.

Publicidade


Na sua primeira convocação, não houve jogo, foi só um período de treinamentos. Agora é uma partida contra uma grande rival brasileira. O que muda para você?


Daquela vez eu não joguei para ele (o técnico Mano Menezes) tirar suas conclusões. Agora é a minha chance. A Alemanha é um adversário difícil, ainda mais na casa dela.

Publicidade


O Mano está convocando com frequência jogadores do Shakhtar. Como está o ânimo do time mais brasileiro do leste europeu?


Olha, é óbvio que aumentam as expectativas. Os brasileiros que já estavam aqui e os que estão chegando agora, estão vendo o clube com outros olhos. Antigamente, o jogador vinha para cá só pela situação financeira. Agora, com as convocações e a possibilidade de chegar à seleção, está sendo importante tanto para a carreira do jogador como para o clube.

Publicidade


Chegaram o Dentinho e o Alan Patrick para aumentar a legião brasileira do Shakhtar. Dá para se sentir em casa com tantos conterrâneos?


Com um monte de brasileiros como é o nosso caso, é mais gostoso, porque lembra um pouco daquele clima do Brasil. Junta a seriedade do europeu com a alegria do brasileiro.


Você foi convocado em setembro do ano passado. Nas outras convocações após essa, seu parceiro Jadson esteve em todas até o fim da Copa América. Agora ele saiu e você entrou de novo. Vocês jogaram juntos no PSTC, Atlético-PR e no Shakhtar. Sonha em reeditar a parceria na seleção?


Só falta a seleção. Claro que quero jogar com ele lá e acredito que logo logo isso vai acontecer.


Já são seis anos de clube. Passa por sua cabeça trocar de equipe em breve?


Acabei de renovar contrato até o meio de 2016. Até pensava em sair, mas não veio nenhuma proposta interessante. São seis anos de casa, jogando sempre. O time vem crescendo bastante a cada ano. Quero continuar o trabalho, porque amanhã ou depois, quando sair, saio de cabeça erguida porque o clube me ajudou e eu ajudei o clube.


Vocês tiveram a melhor participação da história na última Liga dos Campeões, chegando até as quartas de final. Pararam diante do Barcelona, que foi o campeão depois. Dá para chegar mais longe este ano com os reforços?


A meta é irmos até a semifinal ao menos. Depois, estando lá, quem sabe não chegamos à decisão. Mas temos que torcer para não cruzar com o Barcelona de novo (risos).


Você tem acompanhado a situação do Atlético-PR por aí?
Do Atlético-PR e do Londrina.

E como avalia?
O Atlético-PR está em uma situação chata e difícil. Todo mundo fala da estrutura boa do Atlético, do CT, do estádio, da torcida, que apoia muito. Mas é chato ver o time brigando para não cair. Torço para que logo saia dessa situação. Já o Tubarão está na expectativa de subir. Agora teve essa confusão, com o Foz, mas acredito que sobe. Eu estava na torcida para subir Nacional e Londrina, mas não dá mais. O importante é ter mais um motivo para alegrar o londrinense.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade