A bela vitória diante do Ypiranga de Erechim abriu um novo horizonte para o Londrina na luta pela conquista de uma vaga na segunda fase do Brasileiro-D. O time de Gilberto Pereira convenceu, cumprindo uma ótima jornada e passou a dar esperanças à sua sofrida torcida.
Como já escrevi anteriormente, a caminhada do Londrina é progressiva e cada jogo será uma decisão. Como venceu no Estádio do Café, o Tubarão continua precisando de nova vitória, agora no Rio Grande do Sul.
Na matemática até um empate servirá, mas o ideal será mesmo a vencer para que o LEC passe a depender somente de suas forças. Londrina e Ypiranga, aparentemente, disputam a segunda vaga do grupo, já que a primeira deve ser da Chapecoense.
O time de Chapecó desconheceu a Naviraiense. Foi lá e marcou 3 x 0 e se ganhar de novo dos sul-matogrossenses, agora em casa, colocará um pé na segunda etapa.
Quanto ao jogo do Londrina o resultado serviu para "lavar a alma" da galera. Fazia muito tempo que o LEC não ganhava de 4 x 0 e o mais importante foi que o time teve um ótimo comportamento tático e técnico. E mostrou o que todos cobraram: muita garra e disposição.
O desafio continua e a esperança de classificação segue viva para o torcedor alviceleste.
Quase lá
O Operário de Ponta Grossa já está comemorando a volta à primeira divisão do futebol paranaense. Com seis pontos na frente do terceiro colocado, faltando duas rodadas para o certame acabar, o time pontagrossense precisa de um empate contra a Portuguesa, domingo, em casa, para consolidar o tão aguardado retorno de forma antecipada.
O merecimento é total. Além do bom desempenho dentro de campo, o Operário levou públicos invejáveis ao Estádio Germano Krugger.
A outra vaga está mais para o Serrano, de Prudentópolis, que depende somente de suas forças para se garantir. Com isso, a nossa região deverá ficar apenas com o Nacional de Rolândia na primeira divisão, pois Roma Apucarana, Arapongas e Portuguesa Londrinense estão fracassando outra vez.
Com três pontos atrás do Serrano, Arapongas e Roma jogarão suas últimas esperanças e precisam ganhar tudo. O Arapongas tem a vantagem do confronto direto, que será em Prudentópolis. Ganhando lá, no domingo, alcançará o adversário na pontuação e deixará o desfecho para a última rodada. Já o Roma corre por fora, com menores chances.
Verdão e Timão
Palmeiras e Corinthians foram os grandes destaques da rodada do Campeonato Brasileiro. Para garantir definitivamente a efetivação de Jorginho como treinador, o Verdão ganhou do "encardido" Santo André e se igualou ao Atlético Mineiro. Está na ponta.
Já o Corinthians deu a demonstração de que vai brigar pelo título. Venceu o "traumatizado" Cruzeiro e já chegou ao sexto lugar.
O bom é que os dois vão se pegar domingo, num super-jogo, em Presidente Prudente. Antes, entretanto, terão duas durezas no meio de semana: o Corinthians recebe o Vitória, no Pacaembu – e o Palmeiras vai enfrentar o Goiás, no Serra Dourada.
Na briga pela artilharia Ronaldo também avisa que está chegando. Perdeu um pênalti, mas marcou mais um. O Fenômeno chegou aos seis, apenas dois tentos atrás dos maiores goleadores do campeonato.
Mas fenomenal mesmo é a fase de um tal Val Baiano que foi contratado pelo Barueri para substituir o artilheiro Pedrão, que foi embora. Pedrão já tinha feito seis gols. Val Baiano chegou e arrasou. Já fez oito. Quatro em cima do Náutico, ontem. Felipe (Goiás), Roger (Vitória), Adriano(Flamengo) e Ronaldo (Corinthians) que se cuidem.
Como curiosidade, Val Baiano já foi no futebol paranaense. Teve uma passagem pelo Adap/Galo de Maringá.