30/09/20
PUBLICIDADE
Marcos Vinicius
Marcos Vinicius
06/11/2019 - 13:00
Imprimir Comunicar erro mais opções
Quem nunca se encantou com as histórias em quadrinhos? Este tipo de literatura, que se utiliza de linguagem verbal e não-verbal e muita imagem, também integra dezenas de artes reconhecidas para contar uma história. A narrativa sequencial estimula a imaginação e tenta levar o leitor para dentro do enredo, com seus personagens e suas onomatopeias.

Divulgação - FTSA
Divulgação - FTSA


Essa tipologia textual, em geral consumida por entretenimento, costumava ser rejeitada em espaços universitários e mantida à distância de projetos científicos. Mas, essa história vem mudando. Ao longo dos anos, é possível observar que a HQ vem ganhando maior apreciação, tornando-se também instrumento para divulgar e refletir temas, digamos, mais sérios. Exemplo disso, são as publicações da Editora Nemo que já abordou sobre autismo, síndrome de Down, Aids e outras temáticas sociais.

Para conhecer esse universo, lúdico, cultural, mas também de interpretação consciente da vida humana, a FTSA está realizando sua primeira Mostra de Histórias em Quadrinhos, sob o tema: O universo ambíguo da realidade. O projeto desenvolvido pela Coordenação de Pesquisa e Extensão estende a programação de exposições da Biblioteca, ficando aberta à comunidade de 4 a 29 de novembro, das 14 às 21 horas.

As obras expostas ao público são do estudante de teologia e colaborador da FTSA, Fábio Soares Costa. São oito coleções, totalizando mais de 100 volumes de HQs, na sua maioria em encadernações especiais e muitas delas premiadas. Entre exemplares de super-heróis e turma da Mônica, também se encontra títulos como: O diário de Anne Frank (Ed. Record), Não era você que eu esperava (Ed. Nemo), e outros.

Para explicar um pouco mais sobre a exposição, sua temática e a aproximação da HQ com a Teologia, o coordenador de Pesquisa e Extensão, Prof. Ênio Caldeira (graduado em Letras e mestrado em Teologia) respondeu algumas perguntas. Confira a seguir:

A que se deve o crescimento da HQ, nos últimos tempos, inclusive na abordagem de grandes temas sociais?

Este tipo de tipologia textual favorece a difusão de grandes temas porque reúne a escrita e a imagem em conjunto com produção de sentido e significado para o leitor. Não é somente pelo gosto da história com imagens, mas do enredo, dos cenários e do uso da imaginação, que é fonte criativa da interpretação lúdica e consciente acerca dos movimentos da vida humana.

Por que trazer uma exposição como esta para a faculdade de teologia?

Na FTSA, é a primeira vez que se entende a relevância deste tipo de leitura para o contexto da formação teológica. Enquanto a imagem juntamente com o texto produz interpretação imediata na HQ, a leitura de textos bíblicos requer esta criação. Por isso, a Bíblia em Ação também é uma resposta à demanda do público que aprecia HQ.
É possível encontrar nas HQs, assuntos acerca da vida, dos conflitos, das necessidades e das responsabilidades de liderança; temas muito integrados à teologia. Além disso, é uma oportunidade de conhecimento. A FTSA procura trazer, o que é também uma exigência acadêmica, o fomento da cultura para seus estudantes.

O que a HQ tem a ver com a teologia?

A princípio, a HQ tem que ser encarada como uma técnica de ensino. Afinal, os objetivos educacionais podem ser atingidos com maior rapidez se a literatura em quadrinhos for utilizada como recurso didático. O uso de imagens ilustra os grandes temas abstratos que compõem o pensamento teológico. A salvação, por exemplo, é ilustrada pela cruz; o perdão divino é contado por uma parábola de dois jovens e um pai; o grão de mostarda figura o crescimento e a grandeza do reino de Deus, entre outros. Assim como a igreja encabeça a missão de resgate da criação, os super-heróis são representações dos missionários que vão aos quatro cantos da terra promover transformações sociais. Da mesma forma que as pesquisas científicas oferecem respostas às limitações e doenças da humanidade, os quadrinhos tratam de temas sociais relevantes com alta aceitação e promoção de resultados, tais como: autismo, síndrome de Down, soropositivos, violência doméstica, etc. A metodologia por trás das HQs é o resultado layoutista de uma profunda reflexão sobre a realidade: método idêntico ao da teologia.

Por que o tema "O universo ambíguo da realidade"?

O título dado à exposição de quadrinhos é também fruto de uma reflexão sobre os desafios da teologia contemporânea e da prática pastoral. Ao ler um compêndio de teologia sistemática, o leitor precisa ser minucioso quanto à aplicação dos procedimentos de contextualização. Um conceito teológico nem sempre significa a apologia de uma doutrina. E um dogma não ilustra necessariamente o axioma da transformação de vida. Os quadrinhos são representações próximas do imaginário de redenção e de felicidade humana. No entanto, o enredo deles direciona para a compreensão de um outro mundo, de uma outra realidade e até mesmo de um outro universo. A Ilha Paraíso, por exemplo, é um lugar governado por Hipólita, a rainha das amazonas - uma sociedade genuinamente estruturada pelas relações da sororidade. Afinal, nesta ilha as mulheres são atléticas, empoderadas, competentes e hábeis no trabalho, respeitadas e direcionadas pela verdade (laço), defesa (braceletes) e transparência (avião invisível). A Mulher Maravilha revela ações pastorais acerca da relevância do trabalho feminino no resgate da sociedade. Na Ilha Paraíso ela pode sim fazer tudo isso, mas na igreja e na sociedade ela não tem espaço. É notório como os espaços influenciam a realidade do ser mulher!

Serviço: Mostra de Histórias em Quadrinhos: O universo ambíguo da realidade
Data: De 4 a 29 de novembro de 2019
Hora: das 14h ás 21h
Local: Biblioteca da FTSA
Entrada: aberto à comunidade
01/11/2019 - 15:43
Imprimir Comunicar erro mais opções
Área dedicada aos quadrinistas terá trabalhos de grandes artistas brasileiros e estrangeiros, dos mais variados gêneros como ficção-científica, infantil, mangá, LGBTQI+ e humor



O Artists’ Alley é conhecido como o coração da CCXP. Em sua 6ª edição, a área recebe mais de 500 artistas, divididos em 352 mesas e também no estande da Chiaroscuro Studios, localizado bem em frente ao espaço – que reúne desde quadrinistas consagrados a novos talentos, vindos de diversas partes do país e também do exterior. Os trabalhos apresentados abordarão os mais variados gêneros, incluindo aventura, charge, cartum, ficção-científica, humor, infantil, juvenil, LGBTQI+, mangá, policial e suspense, entre outros, reflexo do pujante mercado nacional de quadrinhos, que tem na CCXP uma vitrine importante para aproximar os fãs de seus artistas favoritos e também para alcançar novos públicos.

No local, os visitantes podem conhecer os lançamentos, adquirir HQs e outros itens exclusivos, além de conhecer quadrinistas brasileiros consagrados como Mike Deodato Jr., Laerte, Germana Viana, Rebeca Prado, Ju Loyola, André Dahmer, Robson Rocha, Jun Sugiyama e Alexandre Carvalho. Entre os nomes internacionais estão Neal Adams, Joëlle Jones, Frank Quitely, Eduardo Risso e Charlie Adlard, entre outros. O Artists’ Alley da CCXP19 – que acontece entre 5 e 8 de dezembro, no São Paulo Expo – é um dos maiores do mundo e o maior do Hemisfério Sul. Para conhecer a lista completa basta acessar: https://www.ccxp.com.br/artists-alley.
24/10/2019 - 16:07
Imprimir Comunicar erro mais opções
As estrelas Margot Robbie, Mary Elizabeth Winstead, Jurnee Smollet-Bell, Rosie Perez, Ella Jay Basco e a diretora Cathy Yan participam de painel com bate-papo e exibição de trechos do filme "Aves de Rapina (Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa)"



A anti-herói favorita dos fãs da DC promete aprontar muitas surpresas no primeiro dia da CCXP19. E ela não estará sozinha. A atriz Margot Robbie, que no cinema dá vida à personagem Arlequina, vai se juntar à Cassandra Cain, interpretada por Ella Jay Basco, e às Aves de Rapina – Mary Elizabeth Winstead (Caçadora), Jurnee Smollet-Bell (Canário Negro) e Rosie Perez (Renee Montoya) – para um painel sobre o longa "Aves de Rapina (Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa)”, que contará ainda com a diretora Cathy Yan. Promovido pela Warner Bros. Pictures, o encontro acontece na quinta-feira (5), no Auditório Cinemark XD.

O público poderá acompanhar de perto o bate-papo do elenco, além de ter acesso a cenas inéditas do filme – que une pela primeira vez as personagens no longa repleto de ação. A Arlequina rouba a cena aonde quer que vá. Junto com sua gangue, as meninas estão preparadas para subir ao palco e dar aos fãs um gostinho do que está por vir quando o filme chegar aos cinemas em fevereiro de 2020. A CCXP19, maior festival de cultura pop do planeta, acontece entre 5 e 8 de dezembro, no São Paulo Expo.

Sobre o filme

Em "Aves de Rapina (Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa)”, da Warner Bros. Pictures, Margot Robbie ("Eu, Tonya”) retorna como Arlequina, ao lado de Mary Elizabeth Winstead ("10 Cloverfield Lane”, "Fargo”) como Caçadora; Jurnee Smollett-Bell (série da HBO "True Blood”) como Canário Negro; Rosie Perez ("Fearless”, "A Escolha Perfeita 2”) como Renee Montoya; Chris Messina ("Argo”, "Objetos Cortantes”) como Victor Zsasz; e Ewan McGregor (em breve em "Doutor Sono” e nos filmes da franquia "Trainspotting”) como Roman Sionis. A novata Ella Jay Basco também estrela como Cassandra "Cass” Cain em seu primeiro filme.

Dirigido por Cathy Yan ("Dead Pigs”) a partir do roteiro de Christina Hodson ("Bumblebee”), o filme é baseado nos personagens da DC. Robbie também produz o longa ao lado de Bryan Unkeless e Sue Kroll. Os produtores executivos são Walter Hamada, Galen Vaisman, Geoff Johns, David Ayer e Hans Ritter.

Junto com Yan nos bastidores está o time criativo composto pelo diretor de fotografia Matthew Libatique ("Nasce Uma Estrela”, "Venom”); o designer de produção K.K. Barrett ("Ela”); os editores Jay Cassidy ("Trapaça”, "O Lado Bom da Vida”) e Evan Schiff ("John Wick Capítulos 2 e 3”); e a figurinista Erin Benach ("Nasce Uma Estrela”). A música é de Daniel Pemberton ("Homem-Aranha: No Aranhaverso”).

Warner Bros. Pictures apresenta uma produção de LuckyChap/Clubhouse Production e de Kroll & Co. Entertainment, "Aves de Rapina (Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa)”. Previsto para estrear em 6 fevereiro de 2020, o filme é distribuído pela Warner Bros. Pictures.

Ingressos CCXP  

3º lote – de 1º de agosto até 4 de dezembro  

Quinta-feira: R$ 240,00 (inteira), R$ 120,00 (meia) e R$ 140,00 (ingresso social). 
Sexta-feira: R$ 300,00 (inteira), R$ 150,00 (meia) e R$ 170,00 (ingresso social). 
Sábado: (ESGOTADO)
Domingo: R$ 440,00 (inteira), R$ 220,00 (meia) e R$ 240,00 (ingresso social). 
4 dias: (ESGOTADO)
Epic: R$ 1.500,00
Full: (ESGOTADO)
Unlock (evento voltado para profissionais do mercado de entretenimento): R$ 2.000,00 

CCXP19 

Datas: de 5 a 8 de dezembro de 2019  
Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, Água Funda, São Paulo - SP) 

Sobre a CCXP – Em 2018, o festival recebeu 262 mil visitantes, batendo recorde de público e se estabelecendo mais uma vez como o maior festival de cultura pop do mundo. A CCXP já faz parte do calendário cultural do país e este ano acontecerá entre 5 e 8 de dezembro, no São Paulo Expo. Saiba mais em www.ccxp.com.br
22/10/2019 - 11:15
Imprimir Comunicar erro mais opções
Primeiras atividades anunciadas para o Auditório Cinemark XD acontecem na sexta-feira, dia 6 de dezembro



A lista de atrações internacionais da CCXP19 não para de crescer. O maior festival de cultura pop do planeta acaba de confirmar o animador, escritor e diretor de cinema Lino DiSalvo, que soma 17 anos de carreira nos estúdios Disney e foi head de animação de "Frozen”, sucesso de bilheteria e vencedor do prêmio de melhor animação na cerimônia do Oscar de 2014. O evento, que acontece entre 5 e 8 de dezembro, no Expo São Paulo, também vai receber a pré-estreia do mais novo trabalho do diretor, "Playmobil – O Filme”, com distribuição nacional Paris Filmes e sessões disponíveis nos cinemas a partir de 12 de dezembro. A estreia em grande circuito acontece dia 19 de dezembro.



A exibição acontece na sexta-feira (6 de dezembro), das 10h às 11h45, no Auditório Cinemark XD – a maior sala de cinema da América Latina, com 3.300 lugares, tecnologia de ponta e altíssima resolução. Logo em seguida, DiSalvo participa de um painel no qual apresentará materiais inéditos e falará sobre o filme e sua carreira. Parte do time do estúdio ON Animation desde 2016, o diretor ficou encarregado de desenvolver a primeiro longa baseado nos brinquedos Playmobil da história. A trama mistura técnicas de animação com live action e é estrelada pelos atores Anna Taylor-Joy (Fragmentado, Vidro, A Bruxa) e Jason Bateman (Juno, Hancock, Zootopia), entre outros.

Para conquistar os espectadores de todas as idades, Lino DiSalvo vai aproveitar o apelo que o brinquedo tem com os mais velhos e sua experiência em produções anteriores que fizeram sucesso com os menores, para embarcar com o público nessa aventura hospedada em diferentes mundos de Playmobil. "A ideia de ‘Playmobil - O Filme’ foi levar tudo o que aprendi trabalhando em ‘Enrolados’ e ‘Frozen’ para criar um filme engraçado e prático, que os pais adoram pelo sentimento, as crianças pelas piadas, e leva todos juntos para um final emocionante’’, conclui Lino DiSalvo.

CCXP19  

Datas: de 5 a 8 de dezembro de 2019   

Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, Água Funda, São Paulo - SP)  

Sobre a CCXP – Em 2018, o festival recebeu 262 mil visitantes, batendo recorde de público e se estabelecendo mais uma vez como o maior festival de cultura pop do mundo. A CCXP já faz parte do calendário cultural do país e este ano acontecerá entre 5 e 8 de dezembro, no São Paulo Expo. Saiba mais em www.ccxp.com.br.
21/10/2019 - 17:08
Imprimir Comunicar erro mais opções
Painel da Warner Bros. sobre "Mulher-Maravilha 1984" acontece no domingo (8), no Auditório Cinemark XD, e dá início à contagem regressiva para estreia do filme em 2020



O mundo inteiro comemora hoje o Dia da Mulher-Maravilha. Para celebrar a data, a CCXP19 e Warner Bros. anunciam a vinda de ninguém menos que Gal Gadot para o festival. A estrela de "Mulher-Maravilha 1984” estará junto com a diretora do longa, Patty Jenkins, em um painel do Auditório Cinemark XD no domingo (8). Os fãs também poderão ver o primeiro trailer do longa, previsto para chegar aos cinemas em junho do próximo ano. Em sua 6ª edição, o maior festival de cultura pop do planeta acontece entre 5 e 8 de dezembro, no São Paulo Expo.

A atriz israelense Gal Gadot ficou conhecida por seu papel na franquia "Velozes e Furiosos”. Sua primeira aparição como Mulher-Maravilha aconteceu em "Batman vs Superman: A ordem da justiça”. O primeiro filme solo chegou às telonas em 2017 e, no mesmo ano, ela também participou de "Liga da Justiça”. Já a diretora e roteirista Patty Jenkins trabalhou em "Monster”, um docudrama que rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Charlize Theron. Em 2011, Jenkins recebeu uma indicação ao Emmy como melhor diretora da série dramática para o piloto de "The Killing”.

A próxima aventura da Mulher-Maravilha nos cinemas avança para a década de 1980 e a coloca frente a um novo inimigo: a Mulher-Leopardo. Dirigido por Patty Jenkins e estrelado por Gal Gadot, "Mulher-Maravilha 1984” traz no elenco Chris Pine, Kristen Wiig, Pedro Pascal, Robin Wright e Connie Nielsen. O filme é baseado na personagem DC criada por William Moulton Marston. Já o roteiro do longa é assinado por Jenkins, junto com Geoff Johns e Dave Callahem.

Ingressos CCXP  

3º lote – de 1º de agosto até 4 de dezembro  

Quinta-feira: R$ 240,00 (inteira), R$ 120,00 (meia) e R$ 140,00 (ingresso social). 
Sexta-feira: R$ 300,00 (inteira), R$ 150,00 (meia) e R$ 170,00 (ingresso social). 
Sábado: (ESGOTADO)
Domingo: R$ 440,00 (inteira), R$ 220,00 (meia) e R$ 240,00 (ingresso social). 
4 dias: (ESGOTADO)
Epic: R$ 1.500,00
Full: (ESGOTADO)
Unlock (evento voltado para profissionais do mercado de entretenimento): R$ 2.000,00 

CCXP19 

Datas: de 5 a 8 de dezembro de 2019  
Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, Água Funda, São Paulo - SP) 

Sobre a CCXP – Em 2018, o festival recebeu 262 mil visitantes, batendo recorde de público e se estabelecendo mais uma vez como o maior festival de cultura pop do mundo. A CCXP já faz parte do calendário cultural do país e este ano acontecerá entre 5 e 8 de dezembro, no São Paulo Expo. Saiba mais em www.ccxp.com.br.  
Marcos Vinicius
 
Olá pessoal, meu nome é Marcos Vinicius, sou fundador do TrooperTV, idealizador do Encontro de Fãs Star Wars Londrina e hoje falo com vocês em nome do Londrina Geek. Estarei aqui toda semana para conversarmos um pouco sobre o mundo Geek, onde iremos criar uma agenda dos eventos da região, comentar sobre filmes, séries, livros, discutir sobre alguns lançamentos do mundo dos games e também falar de colecionismo. Esse mundo é extremamente vasto, participo dele desde pequeno e atualmente estou ativo em vários canais de comunicação. Acompanhe-nos em nossas redes sociais! @trooper.tv | @efswlondrina | @londrinageek



ARQUIVO
Mês
Ano
AVISO: Opiniões e informações contidas nos blogs hospedados nesta plataforma são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem os valores do Portal Bonde.
PUBLICIDADE
 
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados