Os italianos parecem ter encontrado a solução para a falta de verde nas grandes cidades. Em Milão, os arquitetos do Boeri Studio propuseram uma solução: Il Bosco Verticale. A Floresta Vertical é um projeto formado por duas torres de 110 e 76 metros que estão sendo construídas no centro de Milão. Elas vão abrigar 900 árvores e milhares de arbustos e plantas com flores. A área é equivalente a uma área florestal de 10 mil metros quadrados.
Segundo seus construtores, a Floresta Vertical é "um projeto de reflorestamento para ajudar a regenerar o meio ambiente e biodiversidade urbana sem implicar uma expansão da cidade no território". A diversidade de plantas e as suas características produzem umidade, absorvem CO2 e poeiras, produzem oxigênio, protegem contra a radiação e a poluição sonora, melhoram o conforto de vida e proporcionam grande economia de energia, uma vez que demandam menos sistemas de refrigeração.
A água usada na rega das plantas será obtida através de um sistema centralizado de filtragem de águas residuais. Além disso, uma área de 500 metros quadrados de painéis solares e sistemas que fazem uso da energia geotérmica compõem algumas das inovações ecológicas apresentadas pelo projeto. Fonte: La Nacion de 11/02/2012.