O termo é longo e por vezes provoca cara feia – acompanhada de desinteresse - em muitos empresários. Fazer a gestão de recursos naturais consiste em utilizá-los de maneira eficiente e racional. A impressão, no entanto, é de que apenas em complexos industriais e grandes empresas a preocupação com o meio ambiente deve integrar a gestão. Tem-se a percepção de que não se tem nada a ver com isso, o que revela o desconhecimento de que administrar o uso de recursos naturais é tarefa de todos.
A utilização de recursos naturais é inerente a qualquer empresa, independente do seu porte ou mesmo do segmento em que atua. Água e combustível são recursos naturais usados por todos. A energia elétrica também vem de um lugar. Não há quem não gere resíduos sólidos. Afinal, como ainda há gestores que insistem na ideia de que a gestão de recursos naturais é uma tarefa que não lhes cabe?
Fazer a gestão de recursos naturais, por menor que seja a empresa, é a atitude mais coerente com uma boa gestão empresarial. Significa, por exemplo, minimizar a geração de resíduos, buscar por produtos mais duráveis e de qualidade, usar racionalmente a água e identificar possíveis focos de inadequação quanto ao uso de energia, como vazamentos ou sujeira nos filtros de ar condicionado. A inclusão de tecnologias de baixo custo, veículos com pouca utilização de combustível e fontes alternativas de energia, como coletores solares, também são posturas sustentáveis. Basta se responsabilizar por garantir a utilização eficiente dos recursos empregados nos processos produtivos.
Gerir corretamente os recursos naturais e evitar desperdícios, pode ainda significar aumento da produtividade e redução de custos. Isso sem citar a competitividade e a credibilidade dos negócios, valorizadas com a adoção de princípios sustentáveis. Portanto, promover a eficiência no uso dos recursos parece ser o ingrediente ideal na busca por se manter ou conquistar novos mercados.
Práticas ambientais responsáveis também se tornam um elo de uma corrente, uma forma de dar exemplo. Para isso, é fundamental que a postura sustentável seja enraizada junto a fornecedores, clientes e à própria comunidade, que passarão a enxergar a mudança não apenas como algo momentâneo, como uma "moda verde".