Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Portaria do MMA cria comitê interno de juventude

24 nov 2014 às 09:36
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) instituiu o Comitê Interno de Juventude, por meio da portaria nº 412, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (19/11). A proposta do comitê é subsidiar as políticas públicas ambientais relacionadas aos direitos da juventude à sustentabilidade e ao meio ambiente.

O comitê tem como competências formular, executar e monitorar ações de juventude e meio ambiente; subsidiar órgãos e comitês gestores ligados ao tema; articular e integrar as agendas de juventude, além de estabelecer o diálogo permanente com organizações públicas e privadas para promover a efetividade das ações relacionadas aos jovens e o meio ambiente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Participam do comitê, além de representantes das secretarias do MMA, representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade, do Serviço Florestal Brasileiro (SBF), da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A coordenação do comitê será da feita pelo departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental do MMA.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma cidade onde todo mundo planta, todo mundo colhe e tem uma alimentação saudável

Imagem de destaque

MPF reforça pedido para banir glifosato

Imagem de destaque

Janeiro de 2015 registra recorde de focos de queimadas detectados por satélite

Imagem de destaque

Brasileiro desenvolve sistema natural para tratamento de esgoto


DIREITO À SUSTENTABILIDADE

Publicidade


A coordenadora da juventude do MMA, Marccella Berte, destaca que o comitê é um espaço dentro do Ministério que permitirá integrar ainda mais a agenda da juventude e meio ambiente, avançar na transversalidade do tema na agenda ambiental e fortalecer a política pública de juventude e meio ambiente.


Marccella Berte, que participou nesta quarta-feira (19/11), em Manaus, da oficina de construção do Plano Nacional de Juventude, cujo debate foi centrado no direito da juventude à sustentabilidade e ao meio ambiente, afirma que a juventude brasileira vem ampliando sua participação ao longo dos anos na formulação de políticas públicas voltadas ao público jovem e a dimensão ambiental é uma delas. "Por isso o Ministério deve estar preparado para esse diálogo", reforça.

Publicidade


A oficina realizada nesta semana faz parte de uma série que vem acontecendo pelo país. Estiveram presentes diversos movimentos e organizações de juventude que discutem o tema ambiental direta ou indiretamente. O objetivo é dialogar com jovens da sociedade civil para construir o texto base do Plano, que será tema da III Conferência Nacional de Juventude, prevista para acontecer em 2015.


A proposta é estabelecer metas para que os governos federal, estadual e municipal cumpram a política juvenil em um período de dez anos, conforme prevê o Plano Nacional de Juventude. Trata-se de um projeto de lei (Nº. 4530/04), que determina um conjunto de políticas públicas e medidas que beneficiam os jovens brasileiros entre 15 e 29 anos.

* Com informações da Secretaria Nacional da Juventude
Fonte: mma.gov.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade