Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

O que é a taxa SELIC?

21 set 2011 às 09:06
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O mercado de ações sempre foi movido por expectativas, se as expectativas futuras dos investidores para o mercado, são boas então eles compram ações, fazendo o movimento predominante ser de alta. Se as expectativas futuras são ruins, eles vendem as ações e colocam o dinheiro em investimentos seguros como por exemplo, poupança, fundos DI, CDB, renda fixa e etc. Esses investimentos, possuem uma referência para determinar quantos juros o seu dinheiro vai render no ano, essa referência é a taxa SELIC.

Se a taxa SELIC está em 12% ao ano, significa que os fundos de renda fixa, poupança, e etc vão render 1% ao mês. Agora eu pergunto a você, se o governo reduzir a taxa SELIC, isso será bom ou ruim para a Bolsa de Valores? Com certeza será bom, pois muitos investidores vão retirar seu dinheiro da renda fixa, e partir para a renda variável comprando ações e impulsionando os preços para cima.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Se houver um aumento na taxa SELIC, muitos investidores vão se desfazer de suas ações e partir novamente para a poupança, renda fixa e etc, largando mão de um investimento que consideram perigoso, para um que rende pouco mas é totalmente seguro. De certa forma, podemos usar a poupança para deixar o dinheiro quando estivermos líquidos no mercado, porém para obter um bom rendimento com poupança, é necessário deixar lá por muito tempo o seu dinheiro e algumas vezes realizar aplicações mensais, para aumentar os juros compostos.

Leia mais:

Imagem de destaque

Usando a tendência para diminuir o risco da operação

Imagem de destaque

Quais os riscos da venda descoberta de opções?

Imagem de destaque

Taxas ruins para venda coberta no mercado de opções

Imagem de destaque

Independência financeira na bolsa de valores

Caso estiver indeciso sobre seus investimentos, o ideal é fazer as contas, por exemplo, em 10 anos você poderá duplicar seu dinheiro na poupança, se a taxa SELIC se manter em 12% nesses 10 anos, então você terá um rendimento de 120% sobre todo o seu dinheiro. É um rendimento e tanto, mas e se você só tem R$ 1.000,00 na poupança? Então gastou 10 anos para ganhar apenas R$ 1.200,00 sendo que poderia ter aplicado esse valor na bolsa de valores e conquistado ganhos muito maiores provavelmente. Para conquistar a independência financeira, não basta analisar o retorno do investimento, mas saber analisar também o retorno x tempo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade